Edemilson coronavirus1

Salto, 24 de março de 2020

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou alguns ofícios ao prefeito Geraldo Garcia, pedindo a realização de medidas com o intuito de combater a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

Em uma dessas solicitações, o representante do Legislativo saltense requisita atenção da Secretaria de Saúde, para que seja estudado com agilidade o atendimento de saúde aos idosos, para prevenir o vírus da influenza (gripe) direto em suas residências, para as pessoas com 80 anos ou mais, sem condições de locomoção por diferentes motivos.

“A identificação dos idosos para a realização das vacinas domiciliares, ou seja, diretamente nas residências, não é difícil, afinal existe um cadastro de identificação, ou que se disponibilize um telefone para agendamento. O objetivo é proporcionar um atendimento humanitário para esse grupo especial. Muitos idosos da região rural de nosso município, bem como nas regiões de chácaras, precisam de ajuda, pois nem todos tem acesso ao transporte coletivo, pela questão da mobilidade reduzida, e não conseguem fazer agendamentos”, explicou o vereador.

Edemilson destacou ainda que, no caso de muitas famílias que estão em quarentena, os filhos com mais de 60 anos estão cuidando de idosos com mais de 80, sendo que também poderiam ser contemplados com a imunização. “Sugiro também que seja implantado o drive-thru. Esse tipo de serviço permite que os idosos cumpram seus objetivos sem sair de seus carros”.

Em outro documento direcionado à Prefeitura, o vereador Edemilson solicitou que as visitas de agentes de Saúde sejam suspensas por conta do novo Coronavírus. O objetivo é minimizar o contato entre as pessoas. “Caso exista a necessidade de visita domiciliar, que sejam criados critérios, afinal é o momento de preservar a saúde dos profissionais e das famílias visitadas. Já no caso dos serviços de combate ao Aedes aegypti, sugiro que sejam mantidos apenas os pontos estratégicos com possível infestação”, enfatizou.

O vereador pediu também que o Poder Executivo limite o funcionamento dos postos de combustíveis de Salto, para que adotem horário reduzido no funcionamento por conta da pandemia do novo Coronavírus.

“Essa medida foi tomada pela Prefeitura de Campinas, em acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap), atingindo inclusive as lojas de conveniência que funcionam nos postos, para que sigam as mesmas orientações. Inclusive, já existe queda na movimentação nos estabelecimentos, assim limitando a exposição dos funcionários ao novo Coronavírus”, ressaltou.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.