Imprimir

brasao camara de salto site

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em decorrência das muitas manifestações acerca da redução dos subsídios dos Vereadores desta Câmara Municipal, como meio de prestar ajuda no combate a disseminação do COVID-19, sendo que em muitas delas é imputado à minha pessoa a responsabilidade para a efetivação dessa redução, como Presidente da Câmara Municipal, venho diante da população prestar os seguintes esclarecimentos, baseados nas orientações da Consultoria Legislativa desta Casa:

1) O subsídio é fixado por Lei de uma legislatura para outra e só pode ser alterado através de outra lei, que surtirá efeitos na próxima legislatura, conforme determina a Constituição Federal artigo 29, inciso VI.

2) Que os subsídios são irredutíveis, de acordo com o 37, inciso XV da Constituição Federal.

3) Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os subsídios já possuem o seu empenho e, qualquer alteração neste aspecto, com a sobra do crédito, a Lei Orçamentária teria que ser alterada para o remanejamento para a área da saúde, contudo, o Poder Legislativo não tem competência para elaborar esta lei.

4) O Poder Legislativo não pode elaborar leis determinando onde certa receita será aplicada, uma vez que o gestor da receita pública é o Poder Executivo, conforme entendimento pacífico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Eventual lei seria inconstitucional, com o risco de serem imputadas outras consequências em desfavor da Mesa, como a representação judicial por parte dos vereadores para reaver a referida redução.

5) Não é necessário Lei para que o Vereador ou qualquer outro Agente Político doe parte ou a totalidade de seu subsídio. A doação é um ato de manifestação de vontade de livre iniciativa, por isso, o Agente Político é livre para doar quando quiser e quanto quiser.

6) Não cabe ao Presidente da Câmara, exclusivamente decidir sobre esse assunto.

Ademais, estarei encaminhando para os vereadores ofício solicitando a manifestação individual destes acerca desse assunto.

LAFAIETE PINHEIRO DOS SANTOS

PRESIDENTE