reuniao vereadores secretarios 02 07 2020 3

Salto, 02 de julho de 2020

Nesta quinta-feira, dia 02, ocorreu na Câmara de Salto uma reunião entre os vereadores e os secretários de Governo, Gilmar Mazetto; Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto; Saúde, Fernando Amâncio; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis; Finanças, Hamilton Lorençatto; e o superintendente do SAAE, Pérsio de Paula.

Na reunião, foram tratados diversos assuntos apontados em requerimentos votados e aprovados em plenário, sendo eles: o Requerimento nº 116/2020, de autoria do vereador Cícero Granjeiro Landim – solicitando esclarecimentos sobre as iniciativas no combate da pandemia mundial do Novo Coronavírus; Requerimento nº 121/2020 – de autoria dos vereadores Antônio Cordeiro dos Santos e Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – tratando sobre a criação de um comitê de gestão e acompanhamento da crise no município de Salto, com participação do Executivo, Legislativo, Sindicatos e Associações de Comerciantes e industriais e entidades religiosas; Requerimento nº 138/2020 – de autoria do vereador Márcio Conrado – requisitando esclarecimentos a respeito da Pandemia da Covid-19, bem como ações e planos da secretaria para retomada da economia saltense; abertura de novos cursos; auxílio às empresas; isenções de taxas e impostos; e ações para ajudar o comércio; Requerimento nº 19/2020 – de autoria do vereador Roberto Natalino Silveira – solicitando a apresentação das soluções sobre os problemas de vazamentos de esgoto no território saltense e o Requerimento nº 146/2020 – de autoria do vereador Márcio Conrado – requisitando esclarecimentos sobre diversos assuntos pertinentes à autarquia SAAE.

Com relação à Secretaria de Ação Social, foi ressaltado que, em Salto, 12 mil pessoas estão recebendo o Auxílio Emergencial concedido pelo Governo Federal, no valor de R$600,00 – e que em âmbito municipal foram realizadas diversas ações, como a campanha de arrecadação de alimentos, totalizando 96 toneladas distribuídas em cerca de três mil cestas básicas. Além disso, esta Secretaria redirecionou 1.100 máscaras aos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), e também disponibilizou um espaço no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para o acolhimento das pessoas em situação de rua.

O coordenador do Programa de Integração Sociofamiliar de Salto, Dr. Jades Martins de Melo, compareceu à reunião e falou do aumento da violência contra a mulher, principalmente durante este período de isolamento social, sendo que até maio deste ano, foram registrados 190 Boletins de Ocorrência sobre violência doméstica.

A secretária Anita aproveitou a oportunidade e também respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores, destacando que através da doação de materiais foi possível a confecção e distribuição gratuita de 15 mil máscaras, e ainda há mais 30 mil unidades para serem confeccionadas. E, com a parceria do Sebrae, por meio do Programa Enfrentar – estão sendo feitas oficinas e mentorias online para capacitar empresários e microempreendedores; entre outras medidas, enfatizou o novo programa para auxiliar o comércio e indústrias, também em parceria com o Sebrae, o qual vai funcionar através de uma plataforma com o cadastro de diversos seguimentos de trabalho e prestadores de serviços.

reuniao vereadores secretarios 02 07 2020 2

Com a intenção de manter os empregos, diminuir as dificuldades dos empresários e empreendedores, e também auxiliar os munícipes, o secretário de Finanças comentou o trabalho feito pela prefeitura, salientando que, por exemplo, foi prorrogado o pagamento do IPTU, além disso, ressaltou a manutenção da folha de pagamento dos servidores públicos.

O superintendente do SAAE, tratando das providências adotadas mediante a situação da Covid-19, esclareceu que houve a suspensão do atendimento direto que passou a ser agendado por telefone; e que famílias do cadastro único pela Secretaria de Ação Social tiveram suspenso o pagamento da tarifa de água por 90 dias e este período será renovado; além da suspensão do corte de água por inadimplência.

Já o secretário de Saúde, falou sobre a elaboração do Plano de Contingência relacionado ao novo Coronavírus; o procedimento adotado na forma de atendimento nas Unidades de Saúde; da metodologia referente às internações de pacientes, reforçando que existe o trabalho de controle e ações planejadas, com respaldos legais que devem ser cumpridos; e citou que o município possui, até o momento, 6 leitos de UTI disponibilizados para pacientes com Covid-19 e mais 4 leitos de UTI para atender outras demandas.

Fernando também destacou que a prefeitura está licitando cinco mil testes para Covid-19, sendo que o Governo Federal enviou testes para serem feitos apenas em casos específicos. O secretário ainda pontuou que as cirurgias eletivas estão suspensas no estado, mas permanecem as emergenciais; e que 204 profissionais da Saúde estão afastados do trabalho, porém a Secretaria está tentando manter o maior número possível de consultas.

Além do presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, compareceram à reunião os vereadores Antônio Cordeiro dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Márcio Conrado, Roberto Natalino Silveira, Celso Charnoski “Alemão” e José Benedito de Carvalho “Macaia”.

**Confira na íntegra o vídeo da Reunião.

**Aviso: A página da TV Web alterou o seu endereço eletrônico para: http://www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb/ – Por enquanto, o acesso ainda pode ser feito pelo endereço antigo, sendo que os usuários serão redirecionados para a nova página.