reuniao vereadores funeraria 2 site

Salto, 08 de janeiro de 2021

Na tarde de quarta-feira, dia 06, o presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim, acompanhado do 1º secretário Daniel Fraga Moreira Bertani e do 2º secretário Fabio Jorge Rodrigues, esteve reunido com o proprietário da Empresa Funerária Saltense, Décio Pereira de Oliveira. O concessionário responsável pelo serviço funerário em Salto informou que o Cemitério Jardim do Éden, localizado no Jardim Celani, tem capacidade para realizar sepultamentos por apenas mais seis meses.

Décio explicou aos vereadores que, nos últimos anos, sempre fez vários alertas à Prefeitura de Salto sobre o fato de o Cemitério do Éden estar se aproximando do limite de sua capacidade, porém até o momento nada foi feito. A última solicitação de ampliação do cemitério foi feita, de acordo com Décio, em outubro do ano passado.

O empresário disse que existe uma área de 20 mil metros quadrados pertencente à Prefeitura que fica atrás do atual cemitério, à beira da rodovia Santos Dumont, a qual permitiria ampliar a capacidade de sepultamentos no município para apenas mais dois anos.

Décio destacou que a melhor solução seria, caso o Executivo concordasse, a construção de um cemitério vertical nesse local, citando como exemplo estruturas semelhantes existentes em Santos e Bauru.

reuniao vereadores funeraria 1 site

O responsável pela concessão funerária afirmou que metade do total da área que fica aos fundos do cemitério, ou seja, 10 mil metros quadrados, seriam suficientes para a construção de um cemitério vertical de 15 andares, com uma capacidade de mil sepultamentos por andar, o que prolongaria muito mais tempo a vida útil do espaço.

No espaço disponível atrás do atual cemitério também seria possível, segundo Décio, a instalação de um crematório e de um SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), estruturas que atualmente não existem em Salto.

Durante a reunião, os vereadores fizeram severas cobranças ao empresário sobre os serviços prestados pela funerária. Foram apresentadas aos representantes do Legislativo saltense as tabelas com todos os valores dos serviços que vêm sendo executados, conforme o contrato de concessão, sendo que os valores cobrados em Salto são menores que em Itu e Indaiatuba.

Também foi explicado aos vereadores que pessoas carentes não pagam pelos sepultamentos, nesse caso após uma avaliação feita pela Secretaria de Ação Social e Cidadania do município.

Por fim, Décio agradeceu pela visita feita pelos membros da Mesa Diretora e colocou-se à disposição para prestar as informações necessárias e participar de novas reuniões com os vereadores.