mascaras PFF2 site

Salto, 26 de março de 2021

A Câmara da Estância Turística de Salto vai fornecer máscaras do tipo PFF2 – sigla que significa Peça Facial Filtrante – aos seus servidores, estagiárias e vereadores. Oitenta máscaras desse modelo foram doadas pela empresa saltense Ekomascaras à Casa de Leis.

Essas máscaras, que nos Estados Unidos são conhecidas como N95, têm uma capacidade de filtragem maior do que as cirúrgicas e as de tecido, atraindo em seu filtro as partículas contaminadas, por meio de ação eletrostática.

Tais máscaras são reutilizáveis, porém não podem ser lavadas com água, sabão ou qualquer outro produto. Também não se pode borrifar álcool nelas, pois todos esses produtos interferem na camada de filtragem da máscara, comprometendo sua proteção.

Para reutilizá-la, basta deixar a máscara em local arejado – mas sem sol direto – entre 3 a 7 dias após o uso. Deve-se descartar a máscara quando estiver rasgada ou com aspecto envelhecido.

Também chamadas de respiradores, as máscaras do tipo PFF2 são consideradas EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e são bastante utilizadas por profissionais da saúde por vedarem completamente o nariz e a boca, protegendo o usuário de aerossóis (partículas minúsculas que ficam suspensas no ar por alguns minutos) contendo vírus, bactérias e fungos que possam estar no ambiente.

*Com informações de reportagem do portal UOL.