tribuna livre lar frederico ozanam

Salto, 16 de setembro de 2021

Na quinta-feira, dia 14, foi realizada a 33ª Sessão Ordinária de 2021 da Câmara da Estância Turística de Salto, na qual a presidente (sob intervenção) da Assistência Vicentina Frederico Ozanam (Lar Frederico Ozanam), Sra. Cícera Aparecida Gianotto Marzullo, usou a Tribuna Livre para apresentar esclarecimentos à população, aos vereadores e aos órgãos públicos sobre a intervenção ocorrida na entidade beneficente no mês de agosto. Parte da atual diretoria da associação também esteve presente à sessão.

Cícera explicou que se encontra em seu segundo mandato como presidente do Lar Frederico Ozanam, o qual existe há 70 anos e é a única instituição que abriga idosos em situação de vulnerabilidade social no município. Ela disse que, no cargo de presidente, responde ao Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) em Indaiatuba, ao Conselho Metropolitano em Jundiaí e ao Conselho Nacional do Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

Conforme relatou Cícera, depois de os idosos do Lar terem permanecido por 14 meses confinados por conta da pandemia de Covid-19, e já vacinados contra o vírus, eles foram autorizados pela então presidente da entidade a dar um passeio, junto da equipe técnica, no restaurante Fazenda Vesúvio, o qual se encontrava fechado ao público naquele momento.

O proprietário desse restaurante, segundo Cícera, foi ao Lar para fazer uma doação e perguntou sobre como estavam os idosos do local, ao que a equipe técnica o informou que, devido ao distanciamento social imposto, alguns deles apresentavam melancolia e dificuldades de convívio. Ele, então, ofereceu o restaurante para que os idosos pudessem fazer um passeio lá.

A equipe técnica do Lar informou a presidente de que não havia nenhum risco caso os idosos aceitassem o convite e fossem até esse restaurante, o que acabou ocorrendo no mês de junho e durou menos de três horas. E, de acordo com Cícera, uma circular da SSVP permite as saídas dos idosos das instituições em que vivem, desde que com o aval e acompanhados da equipe técnica.

Cícera destacou que os idosos voltarem felizes do passeio e que nenhum deles se contaminou. Porém, por parte do Conselho Central da SSVP, alguém denunciou a então presidente por colocar em risco a integridade física dos idosos.

Também por meio de uma circular da SSVP, Cícera foi exonerada do cargo de presidente do Lar Frederico Ozanam. Ela diz acreditar que haja outros interesses por trás de sua exoneração, que não tenham a ver com o fato alegado pela Sociedade São Vicente de Paulo.

A sessão foi aberta ao público. Vale lembrar que o acesso às dependências da Câmara só é permitido com o uso de máscara de proteção facial.

33 sessao ordinaria 09 09 2021 1

Confira os Roteiros das sessões ordinárias:

http://www.camarasalto.sp.gov.br/sessoes/roteiros-das-sessoes

Veja na íntegra os Projetos, Requerimentos e Indicações:

http://camarasalto.sp.gov.br/proposituras-dos-vereadores

Acompanhe a tramitação das proposituras e votações:

http://www.camarasalto.sp.gov.br/sessoes/votacao-tramitacao-dos-projetos

 - PROJETOS APRESENTADOS PELA PREFEITURA:

- Projeto de Lei nº 88/2021 – Prefeitura Municipal – Altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.242, de 05 de dezembro de 2013, que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento rotativo nas vias e logradouros públicos da Estância Turística de Salto e dá outras providências.

- Veto ao Projeto de Lei nº 57/2021 (Autógrafo nº 48/2021) – Prefeitura Municipal – Veto total ao Projeto de Lei nº 57/2021, que modifica o sistema de estacionamento rotativo municipal.

33 sessao ordinaria 09 09 2021 2

ORDEM DO DIA:

- Emenda Modificativa nº 01 ao Projeto de Lei nº 75/2021 – Vereador Fabio Jorge Rodrigues – Migração de Programas. VOTADA E APROVADA.

- Emenda Modificativa nº 02 ao Projeto de Lei nº 75/2021 – Vereador Fabio Jorge Rodrigues – Migração de Programas. VOTADA E APROVADA.

- Emenda Modificativa nº 03 ao Projeto de Lei nº 75/2021 – Vereador Daniel Fraga Moreira Bertani – Modifica a Redação do objetivo de Programas. VOTADA E APROVADA.

- Projeto de Lei nº 75/2021 – Prefeitura Municipal – Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2022 a 2025 e dá outras providências. VOTADO E APROVADO.

33 sessao ordinaria 09 09 2021 3

**Para a 34ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 21 (terça-feira), às 14h00, foram convocados os seguintes projetos para discussão e votação:

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2021 – “Dá nova redação aos artigos 7º; 8º; 20; 23; 24; 29; parágrafo único do artigo 30; 35; 38 48; 63; 65; inciso XIII do artigo 69; incisos I, II e III do §4º do artigo 112 e artigo 113 e acrescentam-se os artigos 29-A; Seção XI – Dos Conselhos dos Representantes” com os artigos 56-A e artigo 56-B; “Subseção X – Da Transição do Governo”, com o artigo 68-A; artigo 73; e parágrafo único ao artigo 135, bem como revoga o parágrafo único do artigo 91; e o artigo 138, todos da Lei Orgânica Municipal”.

- Projeto de Lei nº 71/2021 – Vereador Vinícius Saudino de Moraes – Dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação dos dados relativos aos contratos de concessão de serviços púbicos do município no sítio oficial da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salto e dá outras providências.

- Projeto de Lei nº 80/2021 – Vereador Fabio Jorge Rodrigues – Institui a Política de Transparência em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.

**Confira na íntegra o vídeo da 33ª Sessão Ordinária de 2021:

TV Web: https://bit.ly/3EiSCbl

Facebook: https://bit.ly/3AdBt0r