edemilson-educacao-eja-site

O Vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou um Ofício do Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli e à Secretária da Educação, Milta Alves Ribeiro Maron, solicitando o não fechamento das unidades da Educação de Jovens e Adultos – EJA nas escolas de bairros da cidade.

“Sugiro que esta bandeira seja assumida no atual governo como política pública. Hoje o Programa de Educação de Jovens e Adultos, que atende centenas de pessoas em nossa cidade, tem o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade”, disse Edemilson.

O Representante do Poder Legislativo Saltense informou também que foi procurado no início da semana, por alunos que pretendem protestar contra as propostas ventiladas pela Secretaria, em relação ao fechamento das turmas nas escolas dos bairros.

“Qualquer decisão deve ser dividida com os estudantes e professores, pois a principal proposta é no sentido de garantir o direito à educação de jovens e adultos o mais próximo possível de suas casas e com a possível mudança, a maioria acredita que a tendência é que os alunos abandonem os cursos”, justificou o Vereador.

Ainda segundo Edemilson, o Município tem que desenvolver estratégias e elaborar política para evitar a desistência, pois muitos são trabalhadores e adultos que estão voltando à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

Precisamos estabelecer diretrizes para a educação e assegurar aos jovens e adultos o acesso à educação, com esforços para garantir oportunidades considerando as condições dos estudantes. Espero que os alunos sejam ouvidos de forma democrática e as unidades do EJA não sejam fechadas, que o projeto seja reaberto em mais unidades, dando oportunidade de aprendizado para todos aqueles que precisam”, finalizou o Vereador.