ministro-ifsp-vereadores

Os Vereadores de nossa cidade acompanharam na última semana a vinda do Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini ao campus Salto do IFSP (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia). A solenidade marcou a assinatura do termo de imissão de posse da Abadia de São Norberto ao IFSP, localizada na zona industrial de Salto.

Entre os Vereadores presentes estavam o Presidente do Poder Legislativo, Divaldo Aparecido dos Santos, o primeiro-secretário Willhes Gomes da Silva, o segundo-secretário Roberto Natalino da Silveira, Aguinaldo Ribeiro Soares (Guina), Antonio Cordeiro dos Santos, Edival Pereira Rosa (Preto), Edemilson Santos, Icrenildo Jesus Martins (Lampião), José Solano de Oliveira (Zezinho), Luzia Vidal, e Vanderlei Elcio Silva (Lobinho). Também participaram da solenidade, o prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli, da deputada federal Iara Bernardi, da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira, e do diretor do Campus Salto, Francisco Rosta Filho.

Após a transferência e ampliação do campus, o IFSP poderá oferecer mais 400 vagas em cursos técnicos, tecnológicos, de licenciatura, bacharelado e Lato Sensu e outras 400 nos cursos de extensão e PRONATEC, de acordo com o Reitor do Instituto, Francisco Rosta.

A transferência para a Abadia está prevista para acontecer dentro do prazo de um ano e vai garantir um aumento de área dos atuais 7.027 m² de terreno e 3.305 m² construídos, para 39.210,83m² de terreno e 11.263,00 m² construídos. A previsão de investimentos pelo IFSP é de R$4 milhões, sem incluir a construção de um ginásio de esportes e refeitório.

Ricardo Berzoini falou sobre o Plano Nacional da Educação, criado por Lei, com aprovação do Congresso Nacional, para vigorar de 2011 a 2020. O Ministro destacou ainda a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a Educação, conforme determina a Lei nº 12.858, aprovada em setembro do ano passado. “Esse tipo de iniciativa é o que assegura que nós vamos ter efetivamente uma educação de qualidade”, afirmou Berzoini. “E eu tenho certeza que o exemplo que estamos dando aqui em Salto, de colaboração entre a Prefeitura e o Governo Federal, nos levará à educação que Anísio Teixeira e Paulo Freire, entre tantos outros, sonharam para o Brasil”, concluiu.

Em seu discurso, o Presidente da Câmara destacou o investimento em educação tanto no âmbito municipal como no federal e falou também sobre a aprovação da lei na Câmara, que possibilitou a transferência.

O Plano de Ampliação do IFS vai contemplar novas vagas para o curso técnico em mecânica, bacharelado em engenharia de produção, licenciaturas em letras, ciências da natureza e pedagogia, pós-graduação lato sensu em temas transversais e libras. Prevê ainda a ampliação de vagas para tecnólogo em gestão de produção industrial e análise e desenvolvimento de sistemas, médio integrado e técnico concomitante em informática.

*Com informações da AI Prefeitura