calçada-livre

Por meio de ofício, o vereador Edemilson Santos sugeriu ao prefeito Juvenil Cirelli e ao secretário de Urbanismo e Planejamento da Prefeitura, Luciano de Oliveira, para que seja realizada uma campanha ‘Calçada Livre’, a fim de que não sejam utilizadas comoestocagem de material de construção.

É comum encontrar materiais de construção espalhados pelas calçadas, como tijolos, blocos, lajes, telhas, areia, pedra entre outros materiais básicos”, aponta o vereador, que acrescenta: “Os pedestres precisam andar pela rua, já que as calçadas dos dois lados estão interditadas por um amontoado de tijolos. Nem sempre os tapumes instalados que deveriam ocupar no máximo 50% do passeio público, respeitam a lei”.

O vereador cita no documento um exemplo da Rua Augusto Mazza, cujos pedestres precisam se arriscar na rua porque a passagem pela calçada está totalmente bloqueada com os materiais de construção.“Solicito que sejam notificados os proprietários dos imóveis em obras pela cidade, com os materiais de construção nas calçadas e ruas e que sejam multados, pois conhecem a lei e a desrespeitam. A calçada e a rua precisam ficar livres para as passagens de pedestres e automóveis”, declara.

Segundo Edemilson, a Secretaria tem que orientar que uma das alternativas é armazenar os materiais em caçambas de entulho, se não há espaço na obra, visto que a calçada não pode ser usada em hipótese alguma para deixar materiais de construção.

Foto: Edemilson Santos