aud-pública-saúde-09-10-2014

A Secretaria da Saúde apresentou na última quinta-feira, dia 9 de outubro, na Câmara Municipal, os números do setor referentes ao segundo quadrimestre de 2014 (meses de maio, junho, julho e agosto). A apresentação foi conduzida pela secretária municipal Cláudia Meirelles e contou com a presença dos Vereadores: Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, Willhes Gomes da Silva, Icrenildo Jesus Martins – Lampião, Vanderlei Elcio Silva – Lobinho, Agnaldo Ribeiro Soares, Roberto Natalino Silveira, Dra. Rosana Costa Pinto, Edemilson Pereira dos Santos, José Solano de Oliveira – Zezinho Cabeleireiro, e Edival Pereira Rosa.

Durante a apresentação a secretária mostrou que no período citado Salto recebeu R$ 4.317.112,95 em recursos do Governo Federal para o investimento na saúde, valor quase que R$ 1 milhão maior que no primeiro quadrimestre desse ano. Nesse valor estão os investimentos na Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde e demais investimentos. Já a parte estadual teve investimento no AME/Hospital, Insumos para Diabetes, PAB Estadual, Dose Certa e o Mutirão de Cirurgias Eletivas e financiou um total de R$ 4.984.692,26.

A secretária falou também sobre os programas de saúde, como o Dose Certa, e a mudança na Farmácia Popular, programa que passa a ser realizado em 20 farmácias particulares credenciadas pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Sobre os médicos que atuam na rede municipal, até o mês de agosto o número total era de 127 profissionais, sendo que 108 são concursados, cinco contratados, seis do PROVAB, outros seis Intercambistas, um estadual e outro federal. Desse total, 67 atendem nas redes básicas de saúde. Em comparação com dezembro de 2013, a cidade aumentou em 8,5% o número de médicos.

Após o término da apresentação, Dra. Cláudia respondeu os questionamentos da população e dos Vereadores. Entre as maiores dúvidas estavam: o atendimento no Hospital / Pronto Socorro, o agendamento com as Especialidades e a demanda de atendimento da Rede Básica.

*Com informações da AI. Prefeitura