abastecimento 16-10-2014 site

Desde o último sábado, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos vem recebendo reclamações da população sobre a falta d’água, que iniciou pelos bairros Jardim das Nações e Jardim Planalto e vem expandindo desde domingo pela cidade toda, sem aviso prévio através dos jornais, rádios ou pela internet sobre o corte da água.

Devido ao montante de reclamações e questionamentos recebidos acerca da falta d’água, o Vereador visitou a Estação de Tratamento de Água do João Jabour na manhã da última terça-feira, dia 14.

Conforme apurado, o manancial baixou cerca de um metro do seu nível normal, mas ainda não sofre com a escassez. “Porém, é preciso economizar para evitar consequências mais graves depois. É preciso também que o SAAE de Salto fiscalize toda a sua extensão, para evitar que haja a retirada da água dali sem a devida autorização. E fazer algo urgente para evitar os desperdícios de milhões de litros por dia, conforme venho alertando”, declara Edemilson.

Já na Estação de captação do Ribeirão Piraí o Representante do Poder Legislativo Saltense foi barrado na entrada da estação de captação, mas a fiscalização mesmo assim ocorreu.

“Percorri o ribeirão Piraí e fiquei preocupado com o nível do manancial na estação de coleta da água. Antes da visita, contatei os diretores técnicos do SAAE de Salto, que informaram que não teria problema de fazer a averiguação, mas ao chegar ao local fui barrado na portaria e um funcionário informou que recebeu ordens de que não poderiam adentrar ali a imprensa e nem Vereadores. Mas isso não impediu que eu fizesse o meu trabalho e chegasse até o local de captação da água de Salto. Dei a volta pelo trecho pertencente à Indaiatuba, registrei o ribeirão e pude observar o descaso por parte do SAAE, com o manancial cheio de lama e mato, cujo desassoreamento não foi completo e eficaz”, disse o Vereador.

Edemilson visitou esses mananciais anteriormente e encaminhou Ofício à direção do SAAE pedindo que fossem realizadas obras para o desassoreamento em todo o seu trecho, sendo que um pequeno desassoreamento ocorreu somente no ribeirão da Conceição.

“Só não entendi até agora o motivo da demora de fazer um plano correto de racionamento de uso correto da água. Do dia para a noite começa a cortar água sem aviso prévio à população. Tenho feito questionamentos ao SAAE de Salto de quando iniciará construção de reservatórios na cidade, mas até hoje estou sem resposta”, disse o Vereador, acrescentando que lamenta a atitude dos gestores, que cortaram veladamente a água dos munícipes, sem aviso prévio, na maior falta de respeito aos contribuintes. “Isto está mais do que claro nas manifestações populares pela rede social. Não custava nada ter se organizado e informado com antecedência o povo. Ninguém é contra racionamento, contenção, paralisação, desde que ocorra de forma transparente e com verdade. Desde que o racionamento seja funcional e não como está ocorrendo agora, onde foi informado o horário das 22h às 6h e não está sendo respeitado”, finalizou Edemilson.