documento-ministério-público

O Vereador Edemilson Santos esteve hoje, dia 17 de outubro, na Promotoria Pública de Salto protocolando um Ofício, no qual solicita uma intervenção e apuração por conta dos horários não cumpridos até o momento. Muitos cidadãos o procuraram nos últimos dias para falar e pedir informações sobre a falta d’água e o racionamento desordenado e confuso.

“Cito no documento as amplas queixas populares diante do racionamento iniciado na segunda-feira sem aviso prévio e que após o decreto do horário das 22h às 6h, este não vem sendo respeitado em muitas regiões, causando transtornos”, declara o Vereador. Além disso, Edemilson também solicitou o encaminhamento de caminhões pipas nos bairros, que vem ocorrendo de forma lenta e não está correspondendo da maneira que a população necessita.

O Representante do Legislativo ainda informou sobre os vazamentos pela cidade e inclusive, nos reservatórios dos bairros, pois diante da falta de investimentos em novos reservatórios, não se faz o armazenamento de toda a capacidade.

Edemilson ainda apresentou ao promotor todas as publicações do seu perfil da rede social desde o dia 13/10 contendo os anseios populares e os documentos já enviados ao SAAE no meu mandato, solicitando determinadas providências.

Por fim, informou o promotor que a população não é contra o racionamento, desde que haja comunicação e cumprimentos dos horários.

Segue na íntegra o documento protocolado na Promotoria Pública local:

Estância Turística de Salto, 17 de outubro de 2014

IlmoSr. Promotor de Justiça

Dr. Marcelo Sigari Moriscot

Ref.: Racionamento de água irregular em Salto

Venho através deste, solicitar a intervenção de V. Excelência na questão do racionamento de água irregular em Salto.

O que ocorre é que no fim de semana o abastecimento ficou prejudicado em alguns bairros, prosseguindo até segunda-feira, dia 13 de outubro. Neste dia, o SAAE de Salto juntamente com a Prefeitura Municipal resolveu adotar a prática de contenção/racionamento SEM AVISO PRÉVIO à população e SEM QUAISQUER informações e ou comunicado da ação.

Somente após minhas indagações e de pressões populares é que a autarquia enviou uma nota para a imprensa na terça-feira, dia 14 de outubro, falando dos níveis baixos dos três mananciais e declarando a necessidade de economizar água, o que acarretaria no corte do líquido.

Está havendo até este momento muitas queixas populares em toda a cidade devido à falta de respeito em anunciar com maior antecipação o fato, a fim de os contribuintes não serem pegos de surpresa. Existem bairros que estão sem água há 4,5,6 dias e tanto a Prefeitura quanto o SAAE pouco esclarecem o povo.

O pedido de intervenção é no sentido de que o horário estabelecido e anunciado pelo SAAE à imprensa em coletiva, de que o racionamento seria noturno, das 22h às 6h, não está sendo cumprindo desde a quarta-feira.

Consequentemente, serviços essenciais e quase toda a cidade estão sem água em suas torneiras e não houve o retorno do abastecimento em nenhum momento! A situação tende a piorar.

Venho recebendo centenas de reclamações diárias pelas redes sociais e de cidadãos que me procuram querendo saber alguma explicação sobre o racionamento desordenado, que vem afetando a vida das pessoas.

Somos cientes da necessidade de racionamento e economia, assim como a população, no entanto, o pedido de ajuda é de o SAAE de Salto cumprir com suas obrigações e regularizar o abastecimento após 6h da manhã, conforme prometido, a fim de que os imóveis tenham condições de abastecer seus reservatórios.

Vale ressaltar que os níveis dos mananciais estão pouco abaixo de suas capacidades, mas no mesmo patamar de 15 dias atrás e que somente na quinta-feira, eu registrei com fotos e filmagens vazamentos pela cidade, assim como de mais de 1 hora de desperdício de milhares de litros de água da caixa d´água do Jardim das Nações, que transbordou. O mesmo fato ocorreu nesta manhã de sexta-feira, no mesmo local.

Ou seja, enquanto o SAAE não aplica um Plano de Racionamento decente, legal e regular, a população sofre com a falta de eficiência e responsabilidade de coibir esses tipos de acontecimentos.

Que seja um racionamento justo para todos, pois vemos desperdícios na região central de pessoas lavando calçadas e carros, enquanto os bairros estão sofrendo com a estiagem e corte do líquido.

Na última quarta-feira encaminhei Ofício ao prefeito e ao superintendente do SAAE, solicitando a disponibilidade de caminhões pipas para as regiões altas que não estão sendo atendidas pelo racionamento correto. Mas, é muita morosidade.

Quaisquer dúvidas estou à disposição e aguardo as providências que forem necessárias.

Edemilson Santos