pirai 20-10-2014 site

Na manhã desta segunda-feira, dia 20 de outubro, o Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto, Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho esteve no Distrito do Jacaré, na cidade de Cabreúva, onde percorreu um longo trecho do Rio Piraí, na região da Serra do Japi.

Acompanhado do Secretário do Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto e da Líder Comunitária da vizinha cidade, Maria do Vilarejo, o Presidente do Poder Legislativo Saltense tomou ciência de que o nível do rio, que é responsável por boa parte do abastecimento de água de nossa cidade, está relativamente bom, antes do ponto onde Cabreúva tem seu sistema de captação de água.

“Pudemos perceber que antes do local onde Cabreúva capta água para distribuição, o nível do Piraí está bom, mas depois desse ponto, o rio está praticamente seco. O Secretário João De Conti nos disse que a água que está sendo utilizada para fornecimento em Salto, do Piraí atualmente, vem de outros pequenos afluentes que nele deságuam durante seu trajeto até aqui”, afirmou Garotinho.

Segundo consta, existem algumas propriedades particulares localizadas no Distrito do Jacaré que represam o Piraí para formação de lagos, tanques e sistemas de captação de água, mas o Presidente do Poder Legislativo Saltense e o Secretário do Meio Ambiente não conseguiram o acesso a esses locais.

“A Maria do Vilarejo é uma pessoa bastante influente e conhecida aqui no Distrito do Jacaré e ela nos disse que existem algumas propriedades particulares que estão represando água, inclusive para fins de lazer. Infelizmente não conseguimos ter acesso a esses lugares, pois se trata de propriedades particulares que estão fechadas. Temos que estar atentos a todos os assuntos ligados ao fornecimento de água em nossa cidade”, finalizou Garotinho.

O Secretário João De Conti disse ao Presidente da Casa de Leis que deve entrar em contato com a Secretária do Meio Ambiente de Cabreúva, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, para que ela intensifique a fiscalização nesses possíveis represamentos do Piraí.