captacao 21-10-2014 site

Preocupado com a questão do abastecimento de água em nossa cidade, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos visitou novamente os ribeirões Conceição e a extensão do Piraí, na divisa com os municípios de Cabreúva e Itu, e dentro do território de Salto, até a captação.

“A primeira visita se deu no ponto de captação do Piraí e o manancial continua do mesmo jeito. Parece não ter reduzido o volume em relação à semana passada. Já na visita de captação da lagoa Conceição, confesso que fiquei um pouco preocupado, não pelo volume da água, mas pelas obras que estão acontecendo somente agora. Desde a última terça-feira tem uma draga e uma máquina da Prefeitura fazendo a limpeza do manancial, a fim de realizar o desassoreamento de um trecho. Esse trabalho deveria ser feito no ano passado, que inclusive visitei os locais e encaminhei a solicitação ao Executivo. Mas, antes tarde do que nunca”, disse o Vereador

Edemilson percorreu também a extensão do Piraí (divisa de Itu com Cabreúva), onde nas proximidades da Rodovia sentido Jundiaí, tem uma pedreira onde residem em torno de 600 famílias e a maioria do lixo doméstico acaba caindo no leito do Piraí, trazendo prejuízo ao manancial.

“Vou solicitar à Prefeitura de Itu que dê mais atenção a essa população, pois lá não tem tratamento de esgoto e sim, fossa. Muitos barracos estão construídos em cima de pedreiras. Foram importantes visitas, pois como pude observar e já apontei em Ofícios anteriormente enviados, precisamos de mais fiscalização nos mananciais, mesmo porque também existem animais de grande porte (bois, cavalos) que estão sempre dentro dos rios, fazendo com que a vegetação desapareça e o assoreamento começa a tomar conta, entupindo inclusive as nascentes”, finalizou o Representante do Poder Legislativo Saltense.