edemilson-paulo-conti-tietê

O Vereador Edemilson Santos encaminhou na tarde da última terça-feira, dia 16, uma denúncia à Promotoria Pública referente aos esgotos domésticos e descartes industriais que são feitos no Rio Tietê. Nos últimos dias 07 e 15 de dezembro, o vereador participou de uma expedição de barco pelo rio Tietê – trecho de Salto até imediações de Porto Feliz – para verificar as condições após o episódio triste envolvendo a mancha negra e mortandade de 40 toneladas de peixes que fugiram da poluição pelo afluente Córrego do Ajudante, além de outros crimes ambientais.

A primeira expedição contou com outras três pessoas preocupadas com questões ambientais da cidade: Paulo Conti (dono do barco), seu filho Flávio e o advogado e fotógrafo Flávio Garcia e na última segunda feira, fizeram novamente o percurso acompanhados da reportagem da TV Tem que se interessou pelo assunto, após verificar as imagens publicadas no Facebook.    Na ocasião, foi desbravada toda a extensão e verificadas imagens de um rio ainda vivo e outras, nem tanto positivas.

No relatório da Expedição denominado pelo edil de S.O.S. RIO TIETÊ, foram mais de cinco horas de apuração com o registro de paisagens naturais lindas e também muita poluição e despejos de esgotos, o que motivou a apresentação do documento e denúncia. “Em alguns trechos, ainda é possível verificar a mancha negra que atingiu o rio no dia 27 de novembro, assim como aves mortas, por conta da alimentação de peixes contaminados do rio”, disse o vereador.

Segundo Edemilson, foi registrado em quase todo o trecho do rio o descarte de lixos, sacolinhas plásticas, garrafas pets, isopor, pedaços de móveis sofás e plásticos pendurados nos galhos de árvores às margens do rio.

Conforme notado no passeio, Salto também continua sendo responsável por contribuir com o despejo de esgotos domésticos e industriais sem tratamento no Tietê. De acordo com o vereador, os registros foram feitos nas proximidades do bairro Madre Paulina, que joga 100% do esgoto doméstico no Tietê, além das redes que levam o esgoto da região do Jardim Celani, que vive entupida, bem como as estações elevatórias que dispensam constantemente esgotos nos rios Jundiaí, Guaraú, Ajudante, Rio Buru e outros.

“Em toda a extensão do Rio Tietê em Salto é possível ver vestígios de poluição de esgotos domésticos e Industriais, principalmente nas proximidades do Parque do Lago. Não se sabe a origem das descargas”, revela o vereador. “Além disso, na Estação de Tratamento de Esgoto de Salto (em frente ao Parque do Lago) que é administrada pela Conasa/Sanesalto por meio de concessão, o Tietê recebe a água que já passou por um processo de remoção de resíduos, porém a impressão que se tem é que o serviço não tem eficiência como se diz. O cheiro é forte, o despejo dos resíduos “tratados” forma espumas no rio Tietê e contribui para uma imagem negativa aos visitantes do Parque do Lago, um dos pontos turísticos de grande frequência em nossa Salto”, acrescenta.

Ainda segundo Edemilson, há rastro da grande quantidade de peixes mortos no Rio Tietê.

O documento ainda foi encaminhado para a CETESB, Secretaria Estadual de meio Ambiente, Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável dos deputados federais e estaduais.