sec meio ambiente 23-12-2014 site

Na tarde desta terça-feira, dia 23 de dezembro uma comissão de Vereadores acompanhou o Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli numa reunião com o Secretário do Estado de São Paulo do Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Junior, para tratar da poluição no rio Tietê.

Representando o Poder Legislativo de nossa cidade estavam o Primeiro Secretário Willhes Gomes da Silva e os Vereadores Agnaldo Ribeiro Soares, Edemilson Pereira dos Santos, Luzia de Fátima Izidório Vidal e Vanderlei Élcio Silva – Lobinho. Também participaram do encontro o Deputado Estadual Hamilton Pereira, o Presidente da CETESB, Otávio Okano, o Diretor da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, o Secretário do Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto e diversos técnicos do meio ambiente do Estado.

O Secretário Estadual disse que após a mortandade de cerca de 40 toneladas de peixes no Córrego do Ajudante, um dos afluentes do Rio Tietê em nossa cidade, no final de novembro, foi feito um estudo técnico numa estação de monitoramento do rio, nas proximidades de Salto e que não foi constatada nenhuma contaminação na água.

“Quando ficamos sabendo dessa mortandade de peixes, imediatamente recebemos ordens do Governador Geraldo Alckmin para que fizéssemos um estudo para ver o que provocou essa tragédia. Chegou-se à conclusão que uma grande quantidade de material se acumulou no fundo do rio, por conta da estiagem e com a chuva que caiu alguns dias depois, esse material decantou e formou aquela água preta. Com isso, os peixes procuraram oxigênio nos afluentes, o que provocou a mortandade dos animais, que morreram por sufocamento, não por contaminação”, afirmou Rubens Naman Rizek Junior.

Ao final da reunião, o Secretário Estadual determinou que os membros de sua equipe técnica formem uma força tarefa para trabalhar a evitar que isso ocorra novamente. “Fica o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente e da CETESB, que vamos trabalhar em cima desse assunto. Não podemos deixar esse problema sem uma solução”, finalizou Rubens Naman Rizek Junior.