edemilson-treminhão

O Vereador Edemilson Pereira dos Santos sugeriu ao Prefeito Juvenil Cirelli e ao secretário de Defesa Social Coronel Adilson Marinho, uma reunião para discutir em conjunto com esta Casa de Leis, com o Departamento técnico de Trânsito/Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, a proibição de Tritrem e Treminhão dentro da cidade.

“Devido mais um acidente ocorrido na tarde de quarta-feira (7), onde uma Carreta tombou na rotatória de acesso à Eucatex após perder o freio, felizmente, não houve feridos. Na calçada, onde diariamente passam muitos pedestres, trabalhadores e pessoas fazendo caminhadas, não tinha movimento no momento do acidente”, justificou.

Segundo o Vereador, estes veículos de grande porte trazem prejuízos à malha viária, podendo, inclusive, colocar em risco a vida de pessoas. Outro problema trazido pelos treminhões que, com excesso de carga, acabam ocasionando danos nas vias municipais, sem contar que abusam da velocidade após descarregar na empresa Eucatex.

“Os treminhões circulam 24 horas, todos os dias da semana e a população cobra soluções. Danos à malha asfáltica são permanentes, já os moradores do Jd. Marília reclamam que as casas estão apresentando rachaduras nas paredes e além dos danos à estrutura de casas, destroem calçadas e guias de sarjeta do trajeto. Estes veículos pesados se locomovem sem qualquer fiscalização dentro do nosso município, causando impacto na malha viária como já citado e o munícipio assumindo os custos do recapeamento”, argumentou.

De acordo com o Representante do Legislativo, os treminhões têm uma média 30 metros de comprimento e capacidade para carregar até 74 toneladas engatadas por meio de ralas. Eles precisam frear cerca de 300 metros quando transportam um treminhão com quase 80 toneladas e é nítido que nossas ruas não estão preparadas para receber este tipo de veículos. Os Bitrem com média de 19,80 de comprimento, sete eixos, reduz sensivelmente seu arrastes nas curvas e talvez pudesse ser o limite máximo para circulação dentro do perímetro urbano.

A proposta é discutir ações que a população não seja prejudicada e as vias públicas urbanas preservadas, assim como a vida dos munícipes.