edemilson-esgoto-saae

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara da Estância Turística de Salto, Vereador Edemilson Santos, tem fiscalizado vários pontos da cidade contendo denúncias de vazamento de água e esgoto. Nesta semana, o representante do Legislativo oficiou o superintendente do SAAE, Paulo Takeyama, levando algumas demandas e cobrando as providências urgentes, uma vez que vários pedidos de moradores e até de suas solicitações não estão sendo atendidas, prejudicando o meio ambiente e demonstrando omissão do serviço.

Um dos pontos cobrados para as melhorias é uma rede de esgoto transbordando numa chácara abandonada na Rua Henrique Viscardi,  Vila Nova, próximo ao rio Jundiaí. “O emissário está entupido e isso provoca o extravasamento. Segundo apurado, o esgoto corre para o rio há cerca de dois meses, provocando o crime ambiental. Um morador descobriu e me procurou para ir ao local verificar, quando constatei a situação”, declara o Vereador.

Ainda foram solicitadas medidas para a manutenção em rede de esgoto entupida dentro de uma residência na Rua Tunísia, Jardim das Nações, cuja tubulação é prejudicada constantemente por entupimento da rede da água, e o esgoto vaza diretamente no quintal do imóvel. “A autarquia tem conhecimento do problema há quase dois meses, mas nada faz para solucionar”,  declara Edemilson.

Já no Jardim Marília, entre as ruas Ribeirão Preto, próximo à linha férrea e a Rua Vinhedo foi denunciado outro ponto de esgoto vazando e deixando rastro e mau cheiro. “Há mais de um mês esse esgoto a céu aberto e está transbordando água suja e se espalhando. Já solicitei o trabalho, mas sem resposta. A vizinhança está insatisfeita com o SAAE pelo descaso”, informa.

No mesmo bairro, na Rua Valinhos, nº 248, tem um vazamento de água no meio da rua e o SAAE também já foi avisado cerca de quinze dias. Além disso, Edemilson ainda elenca a rede de esgoto entupida no final da Rua Rodésia, entre Nações e Nair Maria, apontado via Ofício no dia 5 de fevereiro.  “Com isso, o rio Jundiaí está recebendo toda esta descarga do esgoto doméstico desta região”, lamenta o Representante do Legislativo.

No Ofício enviado ao responsável da autarquia, o Vereador questiona a demora em resolver tantas necessidades, se o SAAE está enfrentando que tipo de dificuldade, por qual motivo a população não tem retorno de suas solicitações, se o problema está na gestão ou nos cargos comissionados que atuam com negligência às demandas importantes.

Para finalizar, o representante do Legislativo informa que se não forem tomadas medidas nos próximos dias, vai denunciar o caso ao Ministério Público.

Fotos: Vereador Edemilson