eucatex 19-02-2015 site

Nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a Comissão de Vereadores que apura os crimes ambientais no rio Jundiaí, apresentou um Ofício ao Ministério Público de Salto, com cópia para a CETESB de Jundiaí, para que interceda junto à empresa Eucatex Química, no tocante a alguns compromissos assumidos por representante técnico para evitar a descarga de produto químico no canal de água pluvial sentido ao rio Jundiaí.

Os integrantes da Comissão, Vereadores Edemilson Pereira dos Santos (Presidente), Edival Pereira Rosa – Preto (Relator) e João Bispo dos Santos (Membro) visitaram as dependências da citada empresa na manhã de quinta-feira, após o fato envolvendo o vazamento de resina emulsionada no canal de água pluvial no último fim de semana. O ocorrido foi flagrado pela Comissão e diante disso, a empresa realizou a limpeza de todo o trecho atingido pelo produto, conforme acompanhamento feito pelos edis.

Para os Vereadores, o gerente industrial Dimas Alanes afirmou durante a visita de inspeção que a empresa assume o compromisso de construir um dick para evitar derramamento, tanque subterrâneo para contenção e trava comporta.

“Para que isso realmente saia do papel e não ocorram novos episódios e impactos ambientais, estamos levando ao conhecimento do Ministério Público o fato e solicitando a interferência judicial por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que as obras de contenção sejam feitas o mais breve possível. Uma vez que nesse mesmo canal há suspeitas da saída de um material ainda desconhecido que causa coloração no rio Jundiaí”, justificam os Vereadores. “Para a CETESB, solicitamos que haja a multa pelo impacto ambiental”, acrescentam.

Os membros da Comissão ainda ressaltam que em novembro de 2014, diante dos trabalhos de apuração, levaram ao conhecimento da CETESB e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a saída de produto branco misterioso do citado canal de água pluvial que contou com o flagrante atual.