willhes-discute-sec-da-saúde-medula-óssea

Na tarde da última quarta-feira, o Vereador e Presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva, esteve na Secretaria da Saúde, juntamente com representantes do São Camilo, com o representante do Comitê Sindical, Alessando Garcia Ribeiro, da diretora de Departamento da Secretaria da Ação Social e Cidadania, Márcia Regina Luiz e da diretora de departamento da Secretarua da Saúde, Águeda Virgínia Brizola.

Na oportunidade foi discutida a possibilidade de realizar o cadastro de medula óssea e a coleta de sangue no município. Segundo a diretora do departamento da Saúde, o município em parceria com a ONG Asa Morena, de Sorocaba, realizará no dia 09 de maio, o cadastro de novos doadores. Ainda, de acordo com a diretora, esse cadastro será incluído no banco mundial de doadores de medula óssea.

No encontro foi discutida a possibilidade da utilização da estrutura do AME – Salto, uma vez que o espaço não realiza atendimentos aos sábados. Também foram discutidas os cronogramas de ações, como a divulgação e orientação e preparação dos voluntários para esse dia.

No início do ano, o Vereador Willhes Gomes da Silva esteve reunido com o secretário da Saúde, Daniel Evangelista, para discutir a possibilidade de uma campanha permanente para cadastro de doadores de medula óssea, doadores de sangue e doadores de órgãos no município. Por esse motivo, O Presidente da Câmara destacou que o trabalho deve ser uma mobilização constante para novos cadastros de doadores. Willhes disse ainda da necessidade da divulgação desta ação, em igrejas e nos diversos setores da sociedade. “Estamos vendo a possibilidade de aproveitar essa mobilização para cadastrar também no município, doadores de órgãos e tecidos”, salientou o Presidente.

O Representante do Legislativo cedeu o Plenário da Câmara para que as reuniões com voluntários, realização de palestras antes da mobilização sejam realizados no espaço do Legislativo municipal.