secretaria 25-03-2015 site

Na última semana, a Vereadora Drª Rosana Costa Pinto se reuniu com a Secretária do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Aparecida Leopoldino Rodrigues Moreira, para discutir a questão do turismo em nossa cidade.

Num primeiro momento, a Vereadora questionou sobre o repasse de verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Estado de SP – DADE, que segundo a Secretária, neste ano será em torno de R$ 4,6 milhões, a serem utilizados na revitlização do Memorial do Rio Tietê, na reforma da Ponte Pênsil, Monumento à Padroeira, Parque de Lavras e a Representante do Poder Legislativo Saltense também perguntou o que foi feito com as verbas do turismo nos anos de 2013 e 2014.

Após Eliana citar o investimento no Parque de Lavras, Drª Rosana mostrou sua preocupação com os parques de nossa cidade, principalmente o Parque do Lago, que segundo ela, precisa de uma reforma geral urgente. Com isso, a Secretária informou que a obra de reforma e revitalização do Parque do Lago já foi iniciada e que o local terá uma nova identidade, com novos atrativos e conforto a seus usuários.

Outrto ponto questionado pela Representante do Legislativo foi a reforma do Convívio Dom Pedro II, que segundo Eliana será feita com verbas do DADE e de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Marco Feliciano, sendo que o projeto já está pronto, aguardando apenas a liberação dos recursos por parte do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal.

Por fim, Drª Rosana perguntou sobre a ponte que liga à Ilha da EMAE, construída recentemente sobre o Rio Tietê, mas que ainda não está sendo utilizada. A Secretária disse que a ponte foi construída pela EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A., mas que não foram emitidas as devidas licenças ambientais para a exploração da ilha, porém já está em licitação um novo projeto ecologicamente correto, para utilziação do espaço.

“Marquei esse encontro com a Secretária para me informar ao certo sobre os trabalhos desenvolvidos pelo departamento de turismo de nossa cidade. Perguntei sobre o Parque do Lago, o Convívio Dom Pedro II, a Ponte da EMAE e também sobre o Trem Republicano. Além disso, questionei também sobre o Parque da Rocha Moutonnée, que sequer tem água aos visitantes. A Eliana nos disse que existe um projeto para a construção de um orquidário na Ilha da EMAE, orçado em R$ 500 mil, mas que não existem recursos para esse fim. Por isso, pedi um cópia desse projeto para que eu possa pleitear Emenda Parlamente junto a Deputados destinadas à construção do orquidário”, finalizou a Vereadora.