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Salto, 23 de setembro de 2021

A Secretaria de Finanças de Salto promoveu na manhã de quinta-feira, dia 23, no plenário da Câmara, uma Audiência Pública com a finalidade de apresentar os demonstrativos e avaliações das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre de 2021, compreendendo os meses de maio a agosto.

A apresentação foi feita pelo contador da Prefeitura, Israel Demetrius Franchi, que esteve acompanhado pela secretária de Finanças da Prefeitura de Salto, Adriana Senhora Lourenço; a chefe de gabinete Simone Valle e a diretora de Divisão, Janaína de Castro.

Na ocasião, foram mostrados números das principais receitas tributárias auferidas pela Prefeitura de Salto – como ICMS, IPTU, IPVA, ITBI, entre outros; tabela com as despesas empenhadas de cada secretaria, SAAE e Câmara; a receita corrente líquida, despesa de pessoal, restos a pagar e a dívida consolidada.

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Contador da Prefeitura, Israel Demetrius Franchi

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Secretária de Finanças, Adriana Senhora Lourenço

Além disso, foram exibidas informações complementares tratando das receitas especiais recebidas neste ano, relacionadas à Covid-19; e dados comparativos sobre a arrecadação do 2º quadrimestre (de 2019 a 2021).

Durante sua explanação, o contador apontou a redução do repasse mensal feito do Estado ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e que a Secretaria de Saúde oficiou o DRS (Departamento Regional de Saúde), solicitando esclarecimentos quanto à diminuição observada, mas até o momento não recebeu resposta oficial.

Os representantes da Secretaria de Finanças também falaram do PEP (Programa Especial de Parcelamento), salientando que os contribuintes têm procurado realizar as negociações e quitar suas dívidas.

Os vereadores aproveitaram para fazer questionamentos sobre a capacidade de aumentar os investimentos do município, sendo explicado que é preciso continuar havendo um esforço do Poder Executivo para obtenção de recursos junto ao Estado e União, prezando por uma gestão econômica e efetiva.

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Para as próximas audiências de Finanças, os edis solicitaram que o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) participe com seus representantes, podendo esclarecer dúvidas específicas sobre a autarquia. Para finalizar, os vereadores sugeriram mudanças no carnê do IPTU, como melhorias no formato gráfico e novas maneiras de ser efetuado o pagamento.

O presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, Fabio Jorge Rodrigues, conduziu a audiência, da qual também participou o presidente do Poder Legislativo, vereador Cícero Granjeiro Landim.

 

**Confira na íntegra o vídeo da Audiência Pública de Finanças:

TV Web: https://bit.ly/3nYNfZ5

Facebook: https://bit.ly/3CCfeSD