Imprimir

homenageados 2

Salto, 15 de dezembro de 2021

Na terça-feira, dia 14, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a Solenidade de Entrega de Títulos de Cidadão Saltense e Medalha Moutonnée de Honra ao Mérito.

Receberam o título de cidadania os senhores José Luiz Gandini (Decreto Legislativo nº 23/2019, de autoria do ex-vereador Álvaro Pacheco), Valdair Ambrozio do Prado (Decreto Legislativo nº 01/2020, de autoria do vereador José Benedito de Carvalho “Macaia”) e Claudio Masanobu Terasaka (Decreto Legislativo nº 06/2021, de autoria de todos os vereadores da atual legislatura). E a Medalha Moutonnée foi entregue ao senhor Silvio Ferreira Teijeira (Decreto Legislativo nº 03/2020, de autoria do ex-vereador Álvaro Pacheco).

Na ocasião, também foi entregue um certificado referente aos Votos de Congratulações e Louvor à CUFA (Central Única das Favelas) em Salto (Requerimento nº 319/2021, de autoria do vereador Vinícius Saudino de Moraes – votado e aprovado na sessão ordinária do último dia 07 de dezembro). Esteve presente para receber a homenagem o presidente da entidade, Carlos Eduardo Ribeiro “Carlinhos”.

O presidente do Poder Legislativo, Cícero Landim, conduziu os trabalhos da cerimônia, que contou com a participação dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge Rodrigues, Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes.

A solenidade contemplou a entrega dos títulos e da medalha que não puderam ser entregues em anos anteriores e, ainda, a entrega da honraria votada e aprovada neste ano.

Além de parentes e amigos dos homenageados, a sessão solene também contou com a presença do prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior; do secretário de Meio Ambiente, Oswaldo Antonio Dalla Vecchia; do secretário de Esportes e Lazer, Valdir Líbero; do ex-vereador Álvaro Pacheco; do vice-presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto), Paulo Takeyama; e do tenente-coronel Clayton Ricardo Pontes, comandante do Quartel do Exército em Itu.

homenageados 1

Sobre os homenageados:

CUFA (CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS) – Organização brasileira que existe há 20 anos, reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A CUFA sempre se pautou e foi reconhecida pelas ações humanitárias que desenvolve. No período de pandemia, essa característica da instituição ganhou ainda mais força. A organização não tem vínculo político, religioso ou partidário com qualquer pessoa ou organização e não recebe subsídio nem do governo nem do município. Em Salto, seu presidente é Carlos Eduardo Ribeiro “Carlinhos”, e a CUFA conta com membros totalmente voluntários, já tendo distribuído mais de 90 toneladas de alimentos nas mais diversas regiões da cidade, além de 4.500 kits de higiene e limpeza, 15 toneladas de alimentos em parceria da Casa Naim com a Vale, 200 famílias beneficiadas com internet e ligação gratuita pelo Projeto “Alô Social”, e mais de 3.000 máscaras distribuídas. Desenvolve também projetos junto à Prefeitura, por meio das secretarias de Ação Social e Cidadania e de Esportes e Lazer, bem como parcerias com entidades do município, como Casa Naim, Casa da Mulher, Casa da Criança, Cáritas e entidades religiosas de vários segmentos.

Votos CUFA

Homenageado: Carlos Eduardo Ribeiro “Carlinhos”, presidente da CUFA

SILVIO FERREIRA TEIJEIRA – Nasceu em 12 de maio de 1953, na cidade de Santos, onde morou até os 25 anos de idade. Silvio é terceiro-sargento da reserva do Exército Brasileiro, tendo servido no quartel de São Vicente de 1971 a 1977. Veio morar em Salto em 1979, para trabalhar na cidade. Trabalhou na Fábrica de Papel, foi sócio proprietário da empresa Instele Sistemas de Segurança e montou a empresa Três Pontos Sistemas de Segurança e Projetos. Foi eleito conselheiro tutelar titular e exerceu o cargo de 2010 a 2014. Já de 2015 a 2018, foi eleito conselheiro tutelar suplente. Atualmente, encontra-se aposentado. Silvio é técnico em Instrumentação Industrial e Controle de Processos pelo Senai de Santos, técnico em Eletrônica pelo Colégio Barros Junior de Salto e fez curso superior em Gestão Empresarial na Fatec de Indaiatuba. Atua em ações comunitárias junto à sociedade em vários projetos. Fundou a Sociedade Amigos de Bairro da Vila Flora e exerceu o cargo de vice-presidente. Foi recebido como membro efetivo da Loja Maçônica Tiradentes, tendo sido presidente em várias ocasiões. Fundou também o Grupo Escoteiro Taperá, do qual é membro e exerceu a função de chefe de seção, diretor técnico e foi presidente em vários biênios. Também foi fundador da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente de Salto (Cine Clube de Salto), no antigo Cine Verdi, hoje Museu da Cidade de Salto. Atua como voluntário da ONG SOS Mata Atlântica e da APAE de Salto, sendo hoje diretor administrativo. Em 2018, Silvio foi nomeado no movimento escoteiro como comissário distrital da Região São Paulo, abrangendo os municípios de Salto, Itu, São Roque, Mairinque e Alumínio.

Medalha Silvio

Homenageado: Silvio Ferreira Teijeira

JOSÉ LUIZ GANDINI – Nasceu em 31 de março de 1957, em Itu. Presidente da Kia Brasil e da Kia Uruguai, é graduado em Administração de Empresas pela PUC de Campinas. O Grupo Gandini tem 70 anos de história no setor automotivo. Foi fundado por seu pai José Carlos Martini Gandini, inicialmente com a abertura de um posto de abastecimento de combustível Shell, onde começou também a comercialização de automóveis e caminhões. Na sequência, representou a fabricante de tratores Massey-Fergusson em Itu e depois também em Goiânia. Representou ainda a montadora Volkswagen com concessionárias em Itu, Salto, Porto Feliz, Jundiaí e São Caetano do Sul, e partiu para o setor de consórcio, construção civil e agronegócio. No início dos anos 1990, os negócios do grupo se expandiram ao agregar a representação oficial da montadora sul-coreana Kia Motors Corporation, à época uma marca desconhecida da maioria dos brasileiros. José Luiz Gandini assumiu a presidência da Kia Motors do Brasil em 1996. Em 2009, o Grupo Gandini investiu na linha de produção do caminhão leve da Kia Motors, o Bongo K-2500, em Montevidéu, no Uruguai, constituindo a Kia Motors del Uruguay. Em 2016, o Grupo Gandini anunciou investimento na ordem de R$ 25 milhões no laboratório de emissões veiculares “Gandini Centro Tecnológico”, cuja área construída é de 2.400 metros quadrados em um terreno de 5.900 metros quadrados. Em setembro de 2019, foi realizada a inauguração do “Gandini Centro Tecnológico”, localizado às margens da rodovia Santos Dumont, em Salto. Suas instalações incluem modernos laboratórios e uma ampla oficina. É um dos poucos do país capaz de oferecer pacote completo de homologação de veículos, sejam movidos a gasolina, álcool, flex, diesel, GNC (gás natural comprimido), híbridos ou elétricos, com tração 4x2 ou 4x4, com capacidade técnica reconhecida para realizar testes de emissões de gases de escapamento, consumo de combustível, emissões evaporativas, análise de aldeídos, análise de álcool não queimado, medição de opacidade e veículos rodoviários híbridos leves, entre outros. O Grupo Gandini também investiu e inaugurou outros empreendimentos em Salto, como o Tenda Atacado, a Autozone e o supermercado Pague Menos. Para os próximos anos, o grupo investirá em um centro de distribuição da Ambev (com inauguração prevista para fevereiro de 2022) e um empreendimento residencial, com previsão de lançamento para 2023.

Titulo Gandini

Homenageado: José Luiz Gandini

VALDAIR AMBROZIO DO PRADO – Nasceu em 13 de agosto de 1967, em Salto do Itararé, no Paraná. Aos 18 anos de idade, deixou sua família e sua cidade natal para buscar uma vida melhor. Veio para Salto em 1986 e, no mesmo mês, começou a trabalhar na Eucatex, onde trabalhou até 2016, aposentando-se após 30 anos e um mês de trabalho. Valdair é imensamente grato à Eucatex pelo profissionalismo e dedicação na conquista desse benefício. Desde sempre se sentiu vocacionado para a vida religiosa e há quase trinta anos colabora na Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, onde é ministro da palavra desde 1999 e pode dedicar sua vida religiosa, pastoral e administrativa, sendo um benfeitor também nas várias comunidades por onde passou: Santo Antônio, São José, São Pedro e São Paulo, Palmeiras Imperiais, Madre Paulina e, por último, São Francisco de Assis. Durante esses trabalhos de comunidade, Valdair teve o prazer de concluir, no ano 2000, a Escola Diaconal na Diocese de Jundiaí, mas não chegou a ser ordenado diácono. Atualmente, Valdair é aposentado, reside no bairro São Pedro e São Paulo e dedica seu tempo à igreja nas pastorais e na caridade, conhecendo e ajudando esta cidade que o acolheu tão bem e que se tornou sua casa, fazendo dele um homem realizado e honrado.

Titulo Valdair

Homenageado: Valdair Ambrozio do Prado

CLAUDIO MASANOBU TERASAKA – Nasceu em 07 de maio de 1950, em Lucélia, estado de São Paulo. Fez o curso primário em Itapevi, o antigo ginasial em Santana de Parnaíba e o antigo colegial em Osasco, sempre em escolas públicas. Aos 20 anos, ingressou na Faculdade de Medicina de Sorocaba, da PUC de São Paulo, concluindo o curso em 1976. Fez residência médica em Pediatria na mesma faculdade, entre 1977 e 1978. Foi aluno do professor Dr. Walter Edgard Maffei, primeiro médico saltense. E, como a profissão o obriga a estar sempre atualizado, atualmente frequenta o curso de MBA da Inovação, pela Faculdade Unimed. Claudio atua na área pediátrica há 44 anos, tendo trabalhado em Campinas, Vinhedo, Indaiatuba e Itu. Há 40 anos atende em seu consultório em Salto, cidade que conheceu em janeiro de 1977, onde deu o seu primeiro plantão na antiga Sames (Serviço de Assistência Médica de Salto). Mudou-se definitivamente para nosso município em 1978, para trabalhar no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, que naquela época funcionava onde hoje fica o Atende Fácil da Prefeitura. Claudio foi médico na APAE de Itu, presidente da Comissão de Defesa Profissional da extinta Associação Paulista de Medicina – regional de Salto e um dos fundadores da Policlínica de Salto. Atou também na clínica da Eucatex, foi coordenador do serviço de pediatria da Santa Casa de Itu, médico na rede básica de Indaiatuba e coordenador da pediatria do pronto-socorro do Hospital Monte Serrat, de maio de 2011 a outubro deste ano. Claudio é presidente da Comissão de Ética Médica do Hospital Monte Serrat e desenvolve trabalho social como membro do Rotary Club de Salto há 32 anos, tendo sido presidente por duas vezes: de 1997 a 1998 e de 2020 a 2021, ano em que o Rotary equipou totalmente a pediatria do pronto-socorro municipal de Salto com subsídio no valor de R$ 200 mil. É fundador e presidente da Anibras (Associação Nipo-Brasileira de Salto) e sócio da Sociedade Italiana Giuseppe Verdi. Também é sócio fundador do Inevat (Instituto de Estudos do Vale do Tietê). Em sua vida política, Claudio ocupou o cargo de vereador em Salto em quatro legislaturas: de 1993 a 1996, de 2001 a 2004 (tendo sido o presidente da Câmara de 2003 a 2004), de 2005 a 2008 e de julho a dezembro de 2012, quando assumiu como vereador suplente. Claudio é colaborador do jornal Taperá há 40 anos, jornalista desde maio de 2002 e âncora do programa “Medicina e Saúde” da TV Taperá.

Titulo Claudio

Homenageado: Claudio Masanobu Terasaka

**Confira na íntegra o vídeo da Solenidade:

TV Web: https://bit.ly/324bfkG

Facebook: https://bit.ly/324B7Nc