reuniao vereadores secretario esportes 20 06 2022 1

Salto, 21 de junho de 2022

Na segunda-feira, dia 20, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com o secretário de Esportes e Lazer, Valdir Líbero, o qual fez uma prestação de contas das atividades da secretaria que comanda - em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

No início da apresentação, foi mostrada a estrutura organizacional e financeira da Secretaria de Esportes. São 44 funcionários e três estagiários. O orçamento de 2022 é de R$ 4.872.400,00 – com 53% aplicado na folha de pagamento; além de despesas com transporte, alimentação, premiações, taxas de arbitragem e taxas anuais de ligas e federações.

Em sua fala, o secretário apontou a quantidade de alunos matriculados nas diversas modalidades esportivas, como basquete, judô, natação, vôlei, xadrez, entre outras. Em 2022, até o momento foram aproximadamente 80 viagens a serviço da Secretaria – com equipes representando o município em 35 cidades do Estado, englobando 24 modalidades.

Com relação às emendas impositivas destinadas pelos vereadores, explicou que estão em andamento, adquirindo colchonetes para academia, tabelas de basquete, coolers para utilização em eventos, incluindo manutenção de áreas esportivas e instalação de playground em área de lazer.

reuniao vereadores secretario esportes 20 06 2022 3

O secretário Valdir também destacou as ações realizadas no primeiro semestre – Campeonato Municipal de Futsal (categoria principal), Programa Salto em Movimento (com a intenção de acontecer mensalmente), Festival de Natação Infantil, Dia do Desafio, Bike Day, Jogo Comemorativo aos 324 anos de Salto, entre outras atividades.

Ainda foram mencionadas as competições com realização ou apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, como o Campeonato Municipal de Bocha, Campeonatos Amadores de Futebol, Olimpíada do Trabalhador, Copa de Jiu-Jitsu, Encontro Intermunicipal de Capoeira, Movimenta Salto – Strong Men, Troféu Destaque de Ginástica Artística, Pedala tour, entre outros.

Na reunião, o secretário aproveitou para ressaltar a participação de atletas de Salto em competições regionais – Jogos da Melhor Idade, competições de Judô, Karatê (circuito Acak), Open Brasil de Kung Fu, Jogos da Juventude, entre outros campeonatos de diversas modalidades.

Sobre as próximas ações da secretaria com recursos estaduais, salientou-se o fornecimento de equipamentos para revitalização de Quadra Poliesportiva no Jardim São Judas, equipamentos esportivos para a Pista de Skate no Residencial São Gabriel e para a Academia ao Ar Livre no Jardim Brasil, além de Campo de Futebol com gramado sintético no Madre Paulina e o Projeto Areninha no Residencial São Gabriel.

Na ocasião, também foram destacados o projeto de reforma no Ginásio Municipal de Esportes e no Complexo Aquático, construção de arquibancadas no Centro de Lazer Arlindo Bonardi (Jardim das Nações), Pista de skate (rua Marechal Deodoro) e Espaço de Esportes e Lazer (Parque Bela Vista).

Os vereadores puderam fazer questionamentos, devidamente respondidos pelo Secretário Valdir Líbero e o chefe de gabinete, Luciano Asevedo – os quais estavam acompanhados pela diretora de Divisão, Suzana Aboin.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, Edival Pereira Rosa “Preto”, e teve a presença dos vereadores José Benedito de Carvalho “Macaia”, Gideon Tavares, Alessandro Dernival da Silva, Henrique Balseiros Chamosa Neto e Fabio Jorge.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3HJpcVV

Facebook: https://bit.ly/3y6IVf2