Salto, 28 de agosto de 2025
A Câmara de Salto, por meio da Comissão de Organização, em conjunto com o Setor de Políticas Públicas e a Prefeitura de Salto, realizou uma reunião pública para discutir a respeito da defesa, controle e proteção animal.
Inicialmente, o presidente da Comissão de Organização, vereador Edemilson Santos, comentou sobre os serviços do canil municipal - como o resgate de animais atropelados e abandonados; e a necessidade do desenvolvimento de ações de conscientização da população sobre a posse responsável, através de campanhas de orientação.
Com relação ao governo federal e estadual, foi pontuada a importância de que sejam feitas políticas públicas em defesa dos animais domésticos, em especial cães e gatos, e que sejam firmados convênios para apoio à castração e microchipagem.
Durante o encontro, o trabalho de entidades foi enaltecido – como a ONG Ajuda Anjos que oferece cuidados veterinários, programas de castração e combate à exploração animal. Já a Associação Protetora dos Animais de Salto (APAS), ajuda cães e gatos vítimas de abandono e maus tratos, prestando apoio a tutores em condição de vulnerabilidade. O projeto “Fazendo a Diferença” atua nas feiras livres com adoção responsável. E, projeto RESGATO Salto, auxiliando no controle populacional, alimentação e resgate de emergência de gatos em situação de risco ou doentes.
O secretário de Meio Ambiente, José Antônio Luciano, esteve presente e aproveitou para falar da reforma no canil municipal; o credenciamento de clínicas para castração de animais; e a transferência do setor de Zoonoses para um novo local.
O público que compareceu ao evento pôde apresentar demandas e apontamentos, sugerindo que seja criada legislação para obrigar tutores a fazerem a castração de seus animais, e ainda que a cidade tenha um abrigo de passagem. Também foi reforçada a relevância da destinação de emendas impositivas dos parlamentares para ações que contribuam com o bem estar animal.
Na oportunidade, a veterinária Luciana Soares esclareceu que já tem cinco anos que o Governo do Estado de São Paulo não faz mais mutirões de vacinação contra a raiva. Todavia a Prefeitura de Salto realiza a vacinação em ponto fixo, no setor de Zoonoses, mediante agendamento.
Os vereadores contribuíram com sugestões como a implementação de cadastro para o controle animal; construção de um canil municipal e que sejam incluídos mais recursos no PPA (Plano Plurianual) para serviços relacionados à causa animal. Além disso, foi salientado ser fundamental a união entre Executivo, Legislativo e Terceiro Setor para que possa haver avanços reais e efetivos no tema debatido nesta reunião pública.
O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu a reunião, que contou com a participação dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Edemilson Pereira dos Santos, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Rogério dos Santos Filho “Rogério Pinheiro”, Arildo Guadagnini e Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell”.
No público, estavam presentes integrantes da ONG Ajuda Anjos; APAS; projeto RESGATO; projeto Fazendo a Diferença; membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente; servidores dos setores de Zoonoses e de Proteção Animal da Prefeitura de Salto; e protetores independentes.
**Confira o vídeo da reunião:
TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb
Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto