Salto, 25 de setembro de 2025
A Câmara de Salto, por meio da Comissão de Organização e setor de Políticas Públicas realizou uma reunião temática, na quarta-feira, dia 24, para tratar a respeito de Mobilidade Urbana, propondo sugestões para melhorar o deslocamento dos munícipes pelas calçadas e vias da cidade.
O vereador Edemilson Santos, presidente da comissão, apresentou um mapeamento de pontos que necessitam de adequações, enfatizando locais que é preciso construção de rotatórias e lombadas, novas ruas e pontes para a interligação de bairros, além de sinalização horizontal.
Com relação à falta de acessibilidade do calçamento, tanto em bairros quanto no centro, foi destacada que é comum encontrar buracos, obstáculos fixos e até falta de pavimentação. Além disso, lotes sem calçadas vêm comprometendo a mobilidade e circulação segura dos cidadãos, especialmente idosos, pessoas com deficiência e crianças. Por isso foi proposta a revogação de dispositivos obsoletos e, em breve, será protocolado projeto de lei dispondo de diretrizes para construção e conservação de calçadas, visando oferecer segurança e integridade física das pessoas.
Plano de Mobilidade – Como alternativa à situação atual, os vereadores propuseram a criação de um grupo de trabalho com objetivo de discutir o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana, sendo uma iniciativa para modernizar as diretrizes da cidade para o setor, promovendo soluções integradas e eficientes, com o desenvolvimento ordenado e uma cidade mais acessível. É pretendido que sejam feitas audiências públicas sobre o assunto, com ampla participação da população.
Frente Parlamentar – No encontro, também foi ressaltada a Frente Parlamentar de Acessibilidade e Turismo Religioso, a qual vem nos últimos meses se empenhando para promover a viabilidade de implantação de medidas concretas para uma cidade inclusiva, acolhedora e mais acessível.
Emenda parlamentar – O presidente da Câmara de Salto, Clayton Bispo, aproveitou para informar que conseguiu uma emenda parlamentar do deputado federal Maurício Neves, com cerca de R$ 1 milhão para ser aplicado na implementação de acessibilidade na região central de Salto.
No público, estavam integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, presidente da Adevisa (Associação dos Deficientes Visuais de Salto) e membros do Movimento Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, os quais puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre o tema da reunião.
O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo” conduziu a reunião pública, a qual teve a presença dos vereadores: Almir de Melo Santos “Almir da Adega”; Arildo Guadagnini; Edemilson Pereira dos Santos; Luzia de Fátima Izidório Vidal e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Também participaram o secretário de Defesa Social, Nicolau Iusif Santarém; a secretária de Ação Social, Claúdia Barichello Rodrigues; e o subsecretário de convênios Helon Panzzani Silva (representando a secretária de Desenvolvimento Urbano) e o diretor de trânsito, Rodrigo Andrietta.
- Confira o vídeo da Reunião Pública sobre Mobilidade Urbana:
TV Web: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb
Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto