Imprimir

mobilidade urbana 3

 

Salto, 25 de setembro de 2025

A Câmara de Salto, por meio da Comissão de Organização e setor de Políticas Públicas realizou uma reunião temática, na quarta-feira, dia 24, para tratar a respeito de Mobilidade Urbana, propondo sugestões para melhorar o deslocamento dos munícipes pelas calçadas e vias da cidade.

O vereador Edemilson Santos, presidente da comissão, apresentou um mapeamento de pontos que necessitam de adequações, enfatizando locais que é preciso construção de rotatórias e lombadas, novas ruas e pontes para a interligação de bairros, além de sinalização horizontal.

Com relação à falta de acessibilidade do calçamento, tanto em bairros quanto no centro, foi destacada que é comum encontrar buracos, obstáculos fixos e até falta de pavimentação. Além disso, lotes sem calçadas vêm comprometendo a mobilidade e circulação segura dos cidadãos, especialmente idosos, pessoas com deficiência e crianças. Por isso foi proposta a revogação de dispositivos obsoletos e, em breve, será protocolado projeto de lei dispondo de diretrizes para construção e conservação de calçadas, visando oferecer segurança e integridade física das pessoas.

mobilidade urbana 4

 

Plano de Mobilidade  Como alternativa à situação atual, os vereadores propuseram a criação de um grupo de trabalho com objetivo de discutir o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana, sendo uma iniciativa para modernizar as diretrizes da cidade para o setor, promovendo soluções integradas e eficientes, com o desenvolvimento ordenado e uma cidade mais acessível. É pretendido que sejam feitas audiências públicas sobre o assunto, com ampla participação da população.

Frente ParlamentarNo encontro, também foi ressaltada a Frente Parlamentar de Acessibilidade e Turismo Religioso, a qual vem nos últimos meses se empenhando para promover a viabilidade de implantação de medidas concretas para uma cidade inclusiva, acolhedora e mais acessível.

Emenda parlamentarO presidente da Câmara de Salto, Clayton Bispo, aproveitou para informar que conseguiu uma emenda parlamentar do deputado federal Maurício Neves, com cerca de R$ 1 milhão para ser aplicado na implementação de acessibilidade na região central de Salto.

mobilidade urbana 2

 

No público, estavam integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, presidente da Adevisa (Associação dos Deficientes Visuais de Salto) e membros do Movimento Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, os quais puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre o tema da reunião.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo” conduziu a reunião pública, a qual teve a presença dos vereadores: Almir de Melo Santos “Almir da Adega”; Arildo Guadagnini; Edemilson Pereira dos Santos; Luzia de Fátima Izidório Vidal e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Também participaram o secretário de Defesa Social, Nicolau Iusif Santarém; a secretária de Ação Social, Claúdia Barichello Rodrigues; e o subsecretário de convênios Helon Panzzani Silva (representando a secretária de Desenvolvimento Urbano) e o diretor de trânsito, Rodrigo Andrietta.

 

- Confira o vídeo da Reunião Pública sobre Mobilidade Urbana:

 TV Web: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto