Imprimir

vereador Edemilson Santos

Salto, 02 de outubro de 2025

O vereador Edemilson Pereira dos Santos solicitou ao prefeito Geraldo Garcia a criação de um grupo de trabalho para o combate contra bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, conforme orientação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo, para a intensificação da fiscalização dos estabelecimentos e orientação dos cuidados com produtos contaminados, após os dez casos de intoxicação registrados na capital, com três mortes.

“É de grande importância uma cooperação entre governo, setor privado e sociedade para combater práticas criminosas de falsificação e proteger os consumidores, envolvendo a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e também o setor de Auditoria Tributária e agentes fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Procon, entre outros órgãos, para fiscalização nos estabelecimentos que vendem bebidas, como bares, restaurantes, adegas e supermercados em geral, com o foco em fazer o rastreamento das notas fiscais ou comprovação de origem, identificação de fornecedores focado na rastreabilidade dos produtos, garantindo ao consumidor mais tranquilidade em suas compras e consumo”, enfatiza o vereador.

De acordo com Edemilson, a recomendação é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco.

Conforme divulgado, após ingestão de bebidas de procedência desconhecida, como gin, whisky, vodka, entre outros, várias pessoas tiveram sintomas de intoxicação por metanol.

“Precisamos agir para proteger nossa população saltense, incluindo as orientações das reações após consumo que podem causar náusea, vômito, dor abdominal, visão turva, vertigem, pressão baixa e tremor. É importante que esse diálogo seja ampliado com os gerentes de postos e clínicas de saúde, bem como com a gestão do Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat, fazendo uma corrente contra esse risco coletivo à saúde pública”, destaca Edemilson.

 

*Com foto e informações de responsabilidade do gabinete do vereador Edemilson Pereira dos Santos.