Imprimir

62

 

Salto, 11 de dezembro de 2025

Na quarta-feira, dia 10, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou solenidade para a entrega de honrarias – Títulos de Cidadão Saltense e Medalhas Moutonnée – a pessoas que tenham prestado serviço relevante à comunidade ou tenham contribuído para a cidade de Salto.

A Medalha Moutonnée foi entregue para: - Ronaldo Luiz D’Isep (Decreto Legislativo nº 06/2024 - autoria do ex-vereador Vinícius Saudino de Moraes); - Banda de Clarins Nossa Senhora Aparecida (Decreto Legislativo nº 04/2025 – autoria do vereador Arildo Guadagnini); - Antônio Marcos da Silva “Marcos Tatu” (Decreto Legislativo nº 07/2025 - autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos).

O Título de Cidadania foi entregue para: - Dr. Juliano Hyppólito de Sousa (Decreto Legislativo nº 03/2024 – autoria do ex-vereador José Benedito de Carvalho “Macaia”); - Dr. Márcio André Stuchi Penitenti (Decreto Legislativo nº 04/2024 – autoria do ex-vereador Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”); - Dr. Nelson de Camargo (Decreto Legislativo nº 05/2024 – autoria do ex-vereador Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”); - Silvio Ferreira Teijeira (Decreto Legislativo nº 03/2025 – autoria do vereador Arildo Guadagnini); - Manuel Pereira Marques (Decreto Legislativo nº 06/2025 – autoria do vereador Almir de Melo Santos); - Manoel Pereira Lima (Decreto Legislativo nº 09/2025 – autoria do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto); - Salete Bull Pellegrini (Decreto Legislativo nº 10/2025 – autoria do vereador Antônio Moreira Sobrinho); - Marco Rafael Leite Ribeiro (Decreto Legislativo nº 11/2025 – autoria do vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell”); - Isabel Cristina Farias Medeiros (Decreto Legislativo nº 12/2025 – autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos); - Rodney Custódio da Silva Ferreira Júnior (Decreto Legislativo nº 13/2025 – autoria do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto); - Vandelino Sampaio Monteiro (Decreto Legislativo nº 14/2025 – autoria da vereadora Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”).

63

 

site solene honrarias

 

A cerimônia foi realizada na Sala Palma de Ouro. O público presente foi agraciado com a apresentação da Banda de Clarins Nossa Senhora Aparecida que tocou as músicas “Formação”, “Saltense” e “Beira da praia”.

A Sessão Solene teve a presença dos vereadores Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Os ex-vereadores Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes também compareceram na solenidade.

 61 honrarias

Presidente da Câmara de Salto, Clayton Bispo

 

60

Prefeito de Salto, Geraldo Garcia

 

 O evento ainda foi prestigiado pelo prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o subsecretário de Governo Raisuli Hudson Ferraz da Silva; a representante da Asle (Academia Saltense de Letras), Mércia Falcini; a presidente da OAB-Salto, Andrea Dias Ferreira; amigos e familiares dos homenageados.

 

Saiba mais sobre os homenageados:

59

Ronaldo Luiz D’Isep (Decreto Legislativo nº 06/2024; autoria do ex-vereador Vinícius Saudino de Moraes) - Professor de Educação Física, com forte atuação na área esportiva, contribuindo ativamente para o bem estar dos munícipes, através de seus projetos voltados para a população, além de promover a geração de renda e emprego por meio de seu investimento em duas academias na cidade de Salto. Atuou como Secretário de Esportes de Salto. Também atuou como professor universitário em uma faculdade de Educação Física, e como personal trainer. Participa de projeto esportivo voltado para escolas, condomínios e clubes.

 

58 honrarias

Banda de Clarins Nossa Senhora Aparecida (Decreto Legislativo nº 04/2025; autoria do vereador Arildo Guadagnini) – Em 1954, para a 2ª Romaria de Salto a Pirapora do Bom Jesus, José Dalla Vecchia e Orlando Cazelatto formaram a banda, agraciando com o toque de clarim tanto a saída como a chegada dos romeiros. Ao longo dos anos a banda ganhou vários integrantes, como o sargento Moraes, Antônio Maradine; Toreiro; Agostinho Augusto; Ade Manaia e Dorival. Anos mais tarde, com a aquisição de mais seis instrumentos, ingressaram à banda: Arnaldo; Wagner Fugolin; Jair; Chinês e Adalberto, além de José Mariano e Osvaldo Arruda. Também passaram pela banda: Francisco Carlos Currigive; Clemente; Cláudio e Rosano Andrietta. A banda tem como maior compromisso abrilhantar as romarias. Atualmente a banda é composta por Marco Antonio Vicente, Wagner Formigoni, Rosano Andrietta, Alexandre Grenci, Vornei Amaral e Celso Pavezi.

 

57

Antônio Marcos da Silva (Decreto Legislativo nº 07/2025; autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos) - Trabalha no ramo da construção civil há décadas, como construtor de obras. É o criador do projeto “Tampinha Legal”, uma iniciativa que combina sustentabilidade, meio ambiente e solidariedade, desde 2017. Com o projeto, as tampinhas de diversos tipos de bebidas são reutilizadas, recicladas e revertidas em recursos financeiros, conseguindo adquirir cadeiras de rodas, andadores, muletas, cadeiras de banho, entre outros itens a serem doados aos que mais necessitam. Atualmente conta com vários comércios e munícipes que colaboram com as tampinhas, lacres e latinhas de alumínio, sendo mais de 100 parceiros, beneficiando dezenas de famílias.

 

55

Juliano Hyppólito de Sousa (Decreto Legislativo nº 03/2024; autoria do ex-vereador José Benedito de Carvalho “Macaia” - Palestrante do curso de liderança cristã, o conhecido “Coloco”. Em 1994, fez a faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais na PUC-Campinas. Possui especialização em Direito Processual Civil na PUC-Campinas; especialização em Direito Constitucional na PUC-Campinas; e especialização em Direito Previdenciário na Faculdade Inesp. Começou a trabalhar no escritório de advocacia do pai aos 13 anos de idade, tendo assumido o escritório como advogado em 1999, onde continua trabalhando até hoje. Eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Salto para o triênio 2019/2021 e reeleito para o triênio 2022/2024.

 

56

Márcio André Stuchi Penitenti (Decreto Legislativo nº 04/2024; autoria do ex-vereador Ezequiel de Souza Damasceno) - Graduou-se em Medicina pela Universidade Iguaçu. Possui pós-graduação no Programa de Residência Médica, pela Uniredentor; pós-graduação pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica; e MBA, lato senso, em Gestão de Saúde com Ênfase em Administração Hospitalar, pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuou como médico em diversas prefeituras desde o ano 2000. Além disso, trabalhou como médico plantonista e coordenador de equipes médicas entre 2005 - 2009, em Salto. Em Atibaia, atuou como diretor técnico, em 2009. Trabalhou no Banco de Olhos de Sorocaba. Desempenhou a função de médico de Urgência e Emergência em vários hospitais. Trabalha como médico em uma clínica particular de 2019 até os dias atuais. No Hospital Municipal de Salto, desde 2019, desempenhou funções de diretor clinico, coordenador de equipes médicas, médico clinico diarista; e médico de urgência e emergência.

 

53

Nelson de Camargo (Decreto Legislativo nº 05/2024, de autoria do ex-vereador Ezequiel de Souza Damasceno) – Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Possui pós-graduação pela Faculdade de Medicina de Jundiaí; pós-graduação pelo Hospital das Clínicas, em São Paulo; e especializando-se em Patologia Cervical pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Unimed. Professor e assistente na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Coordenador do serviço em ginecologia e obstetrícia pela Prefeitura de Salto. Coordenador do serviço em ginecologia e obstetrícia da Unimed, desde a sua fundação até os dias atuais. Atuou como plantonista no Hospital Municipal de Salto e Unimed Salto/Itu. Atende como médico em seu consultório particular, desde 1986. Médico em Unidades Básicas de Saúde. Trabalha no Hospital Municipal de Salto desde 1985 até os dias atuais.

 

52

Silvio Ferreira Teijeira (Decreto Legislativo nº 03/2025, de autoria do vereador Arildo Guadagnini) - Possui curso técnico em Instrumentação e Controle de Processos e também em Eletrônica. Curso superior em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Indaiatuba. Foi fundador da Sociedade Amigos de Bairro da Vila Flora e fundador do Grupo Escoteiro Taperá de Salto do qual é participante ativo desde 1993, tendo exercido neste grupo as funções de presidente, diretor administrativo e chefe de tropa escoteira. Possui a insígnia da Madeira do Ramo Escoteiro, além de Medalha de bons serviços e Medalha de Cruz de São Jorge. Fundador da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente de Salto, exercendo funções de tesoureiro, diretor e presidente até o fechamento. Foi diretor e secretário administrativo da Apae de Salto, membro do conselho fiscal suplente por várias administrações, atualmente é conselheiro fiscal na entidade. Membro da Loja Maçônica Tiradentes de Salto.

 

51

Manuel Pereira Marques (Decreto Legislativo nº 06/2025, de autoria do vereador Almir de Melho Santos “Almir da Adega”) - Médico aposentado, formado pela Fundação Sul Fluminense de Vassouras-RJ. Possui pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde. Terminou a carreira médica como diretor presidente da Uniosp Saúde (empresa médica), no ABC-SP. Tem especialização em: Cardiologia, Medicina do Trabalho e possui pós graduação em Administração de Recursos Humanos; em Educação pela Universidade de São Paulo. Também é formado em Direito pela Unip. Atuou como gestor em grandes hospitais, é empresário reconhecido pela maçonaria com o Título de Comendador. Cidadão atuante em Salto, onde reside há cerca de 20 anos, realiza benfeitorias e palestras em entidades, contribuindo com instituições sociais, movimentos religiosos; e auxiliando nos estudos de jovens.

 

50

Manoel Pereira Lima (Decreto Legislativo nº 09/2025, de autoria do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto) - O primeiro emprego foi na construção civil e, posteriormente, na empresa Brasital, contribuindo no setor produtivo local. Na área musical, destacou-se nacionalmente ao gravar três discos de vinil e dez CDs. Teve mais de 100 composições interpretadas por renomados artistas brasileiros, projetando o nome de Salto no cenário cultural do país. Foi pioneiro na comunicação sertaneja, atuando como locutor do primeiro programa sertanejo em FM do Brasil, além de continuar sua carreira de locução e shows em Salto e região. Na televisão, produziu por cinco anos o programa Colina da Serra na TV Cultura Norte de Minas, totalizando mais de cinquenta edições. No campo político, elegeu-se vereador em 1988. E, como suplente, assumiu o cargo em diversas ocasiões até 1996. Atualmente, continua contribuindo com serviços de publicidade e propaganda.

 

49

Salete Bull Pellegrini (Decreto Legislativo nº 10/2025, de autoria do vereador Antônio Moreira Sobrinho) – Formada no curso de Auxiliar e Técnica de Enfermagem pela Escola Cetec de Salto. Também possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera de Indaiatuba. Possui pós-graduação em Dependência Química pela Faculdade Salesiano de Campinas e Saúde Mental pela Faculdade Cruzeiro do Sul/Ceunsp. Construiu uma trajetória respeitada na área da saúde, com 26 anos de experiência profissional. Trabalhou no Hospital Augusto de Oliveira Camargo; no Hospital Santa Ignês em Indaiatuba; e no Hospital Ouro Verde, em Campinas. No Hospital Municipal de Salto, trabalha há mais de 18 anos, tendo atuado em diversos setores, como no pronto-socorro, pediatria e atualmente na clínica médica.

 

47

Marco Rafael Leite Ribeiro (Decreto Legislativo nº 11/2025, de autoria do vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell”) - É titular da cadeira nº 1 da Academia Saltense de Letras. Atuante na produção literária e cultural, e atuação pública em nossa região. Professor de História e Sociologia, sendo graduado em História (Licenciatura) pelo Ceunsp. Possui pós-graduação em História, Sociedade e Cultura pela PUC (São Paulo). Desde que assumiu a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Cabreúva, tem liderado iniciativas relevantes. Em Salto, seu nome está ligado à idealização e à coordenação da Semana Cultural Ettore Liberalesso, fomentando o diálogo com a história, reflexões sobre literatura, jornalismo, identidade cultural, memória e participação cidadã. Colunista no portal Primeira Feira, com crônicas que abordam temas históricos locais, também evidencia seu compromisso com a cultura e educação regional.

 

48

Isabel Cristina Farias Medeiros (Decreto Legislativo nº 12/2025, de autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos) – Possui formação acadêmica em Processos Gerenciais. É sócia da Maila Cosméticos, empresa fundada em 2001 – vem contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do município. Ao lado de sua família, vem contribuindo para transformar a cidade em um importante polo do setor de cosméticos. A Maila Cosméticos se consolidou como uma das maiores indústrias terceiristas do país no segmento de higiene pessoal e cosméticos, com trajetória de mais de 20 anos de atuação. Além de seu papel como empresária, também realiza constantemente ações de doação de cestas básicas, impactando a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, desde o início do projeto, mais de dez mil cestas já foram doadas.

 

46

Rodney Custódio da Silva Ferreira Junior (Decreto Legislativo nº 13/2025, de autoria do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto) – Graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo atuado como professor na rede pública. Buscou aprimoramento em Gestão, Coaching e Administração. Fundou a Agência Ego Criativo, sendo referência em inovação e posicionamento digital. Exerceu funções de destaque, como presidente da StartupMS; coordenador da Confederação Nacional dos Jovens Empresários; consultor da Unesco na Presidência da República e presidente do Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande. Em Salto, atua como diretor da Coutinho Companhia, empresa de e-commerce que emprega mais de trinta colaboradores. Participa de eventos filantrópicos e projetos sociais, apoiando causas voltadas à cidadania, solidariedade e desenvolvimento humano em Salto.

 

45

Vandelino Sampaio Monteiro (Decreto Legislativo nº 14/2025, de autoria da vereadora Graziela Costa Leite) – Cidadão dedicado às causas comunitárias, estando presente nas atividades da igreja e da comunidade local. Ingressou na Escola Diaconal Permanente de Jundiaí e, em dezembro de 2003, recebeu o Sacramento da Ordem, no grau do Diaconato. Mais de 20 anos de Ministério Diaconal, exercido na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat e comunidades que dela fazem parte. Desenvolveu expressiva atuação junto às pastorais sociais da igreja, exercendo trabalho voluntário em favor dos mais necessitados, apoiando iniciativas de solidariedade, orientação e fortalecimento da fé cristã. também dedicou tempo e esforços de forma voluntária às construções de igrejas e melhorias em comunidades religiosas, sempre atuando com espírito de serviço e devoção. Atuou como técnico de Segurança do Trabalho em empresas até a sua aposentadoria.