reuniao vereadores secretaria educacao 13 03 2024 1

Salto, 14 de março de 2024

Na quarta-feira, dia 13, os vereadores da Câmara de Salto estiveram reunidos com a secretária de Educação, Anna Noronha – em atendimento ao Requerimento nº 05/2024, de autoria do vereador Cícero Landim.

Os questionamentos foram respondidos pela secretária e servidoras da pasta. Inicialmente, tratou-se do cronograma de limpeza nas unidades escolares, sendo feita pela empresa Gota Limpa desde 2019. No recesso de julho, as funcionárias atendem às necessidades solicitadas pelo gestor e, em janeiro, também é feita faxina em área externa, pátio, setor administrativo, entre outros.

Sobre o fato ocorrido no início do segundo semestre de 2023 – quando um aluno foi esquecido dentro do transporte escolar – foi mostrado o ofício encaminhado à empresa responsável, tendo decidido pela demissão da monitora e realocação do motorista.

reuniao vereadores secretaria educacao 13 03 2024 3

Com relação ao recebimento de recursos do Fundeb, por meio do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado), a secretária enfatizou que recorreu junto ao MEC – após Salto ser considerada inabilitada pela condicionalidade I – uma vez que foi inserido no sistema o edital do Concurso Interno, comprovando a implementação da gestão democrática. E, recentemente, através de contato telefônico, houve a informação do apoio técnico do MEC que o recurso foi deferido e que será publicada nova listagem de municípios que atendem as condicionalidades.

Na ocasião, a secretária também destacou que foi realizado Concurso Interno, tendo sido preenchidos alguns cargos, porém ainda há vagas livres e que estão sendo ocupadas por servidores designados.

Já referente ao Termo de Colaboração da Secretaria de Educação e o Instituto Zoom, está mantido para 2024. Mas para a Aproximar Centro de Educação Especial a parceria não foi firmada até o momento porque os estudantes que apresentam necessidades de apoio intenso e contínuo, precisando de escolarização especializada, estão frequentando as Classes de Educação Especial Exclusiva no CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado).

A reunião foi conduzida pelo vereador Cícero Landim, com a participação dos edis Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, Fabio Jorge e Henrique Balseiros; além da presença da chefe de gabinete Rochelle Corazza e de servidores de diversos setores da Secretaria de Educação.

*Confira o vídeo da reunião com a Secretária de Educação:

TV Web: https://abre.ai/jc97

Facebook: https://abre.ai/jc94