comissão-apura-poluição-em-rio

Nesta semana, a Comissão Especial de Inquérito que apura irregularidades no aspecto ambiental, referente a possíveis crimes ambientais no Rio Jundiaí encaminhou um ofício à agência ambiental Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB - em nome do Diretor Domênico Tremaroli, sobre a poluição no Rio Jundiaí.

A comissão formada pelos Vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa e João Bispo dos Santos, pediu a intervenção da agência para que novamente seja tomada alguma medida contra a empresa Eucatex, referente ao despejo irregular ou transbordamento dos resíduos com esgoto e partículas de pó de madeira, no Rio Jundiaí. Segundo a Comissão, novamente o leito amanheceu na última segunda-feira, dia 25 de maio, com coloração escura e com espécie de lodo, lama fétida, correndo até a sua foz no Tietê.

De acordo com a Comissão, no dia 02 de maio, a empresa realizou o mesmo despejo, conforme afirmação do secretário de Meio Ambiente da cidade; e, portanto, já que se trata de uma ação reincidente. “Solicitamos uma rigorosa auditoria ambiental, pois a destruição é significativa da flora e fauna deste rio, apesar de ser classe 4.  É necessário tomar imediatamente medidas de reparos aos danos provocados, tendo em vista que ela já foi multada ao longo desses anos muitas vezes e isso não pode ser mais tolerável”, declararam os Vereadores.

Conforme os estabelecimentos de normas e critérios para o licenciamento de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras o crime ambiental ou prejuízo causado é passivo para suspender atividades de quem praticar crimes ambientais e até interdição temporária de estabelecimento,além de sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, tratando da degradação da qualidade ambiental e isso se resume que ações enérgicas precisam ser tomadas.

Segundo a Comissão, a poluição gera insatisfação dos moradores do entorno, que cobram providências emedidas enérgicas e de tolerância zero, pois os níveis de poluição estão inaceitáveis.

O documento também foi encaminhado ao secretário do Meio Ambiente do município, João De Conti Neto. Ainda, a Comissão solicitou ao secretário para que providencie remoção do lixo que ficou acumulado embaixo da ponte da Avenida dos Trabalhadores.

“Na tarde desta segunda-feira, 25/05 em uma fiscalização às margens do Rio Jundiaí, tivemos acesso pela empresa Globo EPS, acompanhado do diretor Sr. Marcelo Fidêncio e presenciamos muito lixo que é jogado por cidadão que passam pela ponte no rio”, disse o Presidente da Comissão, Edemilson Santos.

Ainda, os Vereadores informaram que a área não é de difícil acesso e sugeriram também que sejam realizadas campanhas de conscientização sobre a questão, pois ainda há uma grande parcela da população que tem a prática de jogar qualquer tipo de lixo nestes locais.