edemilson-esgoto-despejado-bairro-madre-paulina

Em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado no dia 05 de junho, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ao Promotor de Justiça da 3ª. Vara da Comarca de Salto, Dr. João José Rodrigues Neto, um pedido de intervenção da Promotoria em relação ao despejo de esgoto não tratado, no bairro Madre Paulina.

“Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais no mundo, no Brasil e em Salto, solicito a intervenção desse órgão às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente para o crime que está sendo cometido pela Administração Pública de nossa cidade, em continuar com a omissão de não tratar o esgoto do bairro Residencial Madre Paulina. A questão é gravíssima, inclusive de conhecimento de Vossa Excelência, pois encaminhei neste mesmo período um Ofício solicitando intervenção, porém não tive resposta até o presente momento”, disse o Vereador.

Edemilson disse ainda que a questão do despejo de esgoto é gravíssima, pois a integralidade dos resíduos produzidos é lançada in natura nas águas do córrego Guaraú e na sequência no rio Tietê. “O lançamento de esgoto em um rio é prejudicial à saúde, ao bem estar da população e as condições sanitárias, pois a contaminação do solo e do lençol freático, é uma agressão ao meio ambiente e traz riscos à saúde, flora e fauna. E o mais preocupante é que na foz deste córrego, com o rio Tietê, dezenas de pessoas pescam periodicamente sem conhecimento do esgoto que é solto do bairro”, destacou.

Segundo o Representante do Legislativo são necessárias que medidas sejam tomadas para solucionar o problema, através de um mapeamento capaz de identificar detalhadamente todos os pontos de lançamento de esgoto, os devidos licenciamentos ambientais, construção de interceptores, coletores troncos, enfim, obras para encaminhamento para tratamento de esgoto sanitário, com estações elevatórias para destino até a Estação de Tratamento de Esgoto, além do efetivo compromisso de obras para despoluição do córrego Guaraú, ações para preservação, proteção ambiental e recuperar o impacto social existente, com conteúdo de cronograma e prazo de conclusão.

“Esse grave problema que se arrasta há quase dez anos na cidade, é um verdadeiro esgoto a céu aberto. Quando chove o cheiro fica insuportável, quando está sol é ruim também, enfim não fica bom de jeito nenhum! O córrego Guaraú é reflexo de um descaso com a degradação ambiental. É necessário o amparo desse órgão, para que o Executivo de nossa cidade assuma compromisso de reduzir os danos ambientais irreversíveis, revertido em favor de obras de proteção deste leito, pois enquanto vereador, tenho feito diversos questionamentos e nem resposta a Prefeitura fornece, demonstrando a pouca preocupação com o fato”, finalizou.