Salto, 18 de dezembro de 2015

O vereador Edemilson Pereira dos Santos solicitou ao secretário de Governo, Paulo Soranz, por meio de ofício enviado no dia 14, que seja feito serviço de contenção do desbarrancamento no Córrego Guaraú.

“Devido à falta de orçamento que passa o município, sugiro a construção do ‘muro de pneus’”. Desde janeiro de 2013, venho apontando e solicitando atenção os córregos que passam dentro de alguns bairros de Salto, dentre eles, o Santa Cruz (passa pelos bairros Cecap, Marília, Jardim Cidade), córrego do Ajudante e o Guaraú. Estes importantes leitos estão sofrendo com desbarrancando por causa da falta de mata ciliar e de mais atenção do Governo Municipal”, enfatizou o vereador.

De acordo com Edemilson, em suas fiscalizações realizadas rotineiramente, é possível observar o aumento das erosões e a morosidade para resolver as questões acaba agravando a situação. “Não está sendo feita a recuperação das matas ciliares e a falta de vegetação nas margens provoca desbarrancamento, assoreamento e precisa de providências e reparos urgentes, sem dizer que não existe placa proibindo o descarte irregular de lixo e entulho de todo tipo de material como sofá, pedras, areia, garrafas, entre outros”.

Ainda no documento, o representante do Poder Legislativo pediu as devidas atenções com urgência para o Córrego Guaraú, pois no final da rua dos Dourados, onde este leito faz uma curva, o desbarrancamento cresce a cada dia, sendo assim necessária a execução e intervenções de contenção desta erosão, que está deixando o local vulnerável, comprometendo o barranco e a extensão do leito do rio por mais de 200 metros. O vereador também apontou sobre a necessidade de retirar os entulhos jogados no local, além de instalação de placas proibindo o despejo de entulhos.

“Sugiro que utilizem pneus usados para a construção de um muro de contenção neste local, tendo em vista a elevada resistência mecânica do material e baixo custo. Outra opção é a utilização de pedras brutas que estão descartadas nos loteamentos como Santa Marta, Jd. Imperador e Jd. Imperial, onde as pedras são separadas pós-detonação e poderiam ser usadas em grandes áreas de drenagem e em diversos leitos da cidade”.