reuniao-velorio-municipal-itu

Salto, 16 de março de 2017

Na tarde desta quarta-feira, dia 15, os vereadores da Câmara de Salto, Márcio Conraro, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Cícero Granjeiro Landim e Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” estiveram no Velório Municipal de Itu “Igor Viana Rocha, localizado em frente ao cemitério, para se encontrarem com o diretor municipal dos Serviços Funerários, Edmilson Martins. O objetivo da reunião foi tratar sobre o funcionamento deste tipo de serviço - que na cidade ituana é de responsabilidade de uma diretoria ligada à Secretaria de Serviços Urbanos.

Na oportunidade, o diretor explicou que existem duas funerárias na cidade (uma municipal e uma particular de empresa concessionária que se reporta ao município). Também foi apontado que atualmente a diretoria é autossustentável, tendo inclusive, no início deste ano, repassado receita à Prefeitura de Itu.

Sobre o plano funerário municipal, foi ressaltado que está passando por reformulação e a intenção é que sejam formados apenas três grupos com cobrança do valor único de R$23,00 – a princípio para atender pessoas de baixa renda. E, posteriormente, criar um novo plano com valor mais razoável para pessoas de classe média e alta.

reuniao-velorio-municipal-02

O grupo de vereadores mostrou-se interessado em saber os benefícios para a cidade em ter um serviço funerário municipal. O diretor Edmilson Martins relatou que um dos ganhos em ser municipal é que ele consegue oferecer um serviço mais barato por comprar os produtos e materiais de que precisa em grande quantidade, através de editais. E, enfatizou que a qualidade ofertada é semelhante à de funerárias particulares.

Uma iniciativa interessante que também foi salientada pelo diretor de serviços funerários é que se pretende criar uma parceria com a Secretaria de Promoção Social e desenvolverem projetos para captar recursos, conseguindo sepultamentos gratuitos para famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais.

Os vereadores aproveitaram a ocasião para perguntar sobre o SVO (Serviço de Verificação de Óbito), sendo esclarecido que a estrutura está no próprio Velório Municipal e é bem melhor da que de cidades de grande porte, contando com dois médicos legistas. Segundo o diretor Edmilson, o serviço funerário para qualquer município é muito bom, desde que consiga produzir o trabalho com seriedade e responsabilidade, beneficiando a cidade e seus cidadãos de maneira geral.

reuniao-velorio-municipal-itu-03

Ao final, o vereador de Itu, Reginaldo Carlota, compareceu ao Velório Municipal e também acompanhou os vereadores de Salto, que foram convidados a conhecer as dependências do local e puderam verificar o mostruário das urnas; salas de preparação e necropsia; câmara fria; fraldário; cantina e as nove salas de atendimento ao público. “A estrutura é muito boa, pelas explicações dadas podemos notar que o trabalho é realizado da melhor maneira possível. Além disso, os planos funerários também são feitos com valores que conseguem atender grande parte das pessoas, em especial as mais necessitadas. De fato, é um serviço municipal prestado com extrema qualidade e competência”, destacou o vereador Márcio Conrado.