reuniao censo 2

Salto, 18 de setembro de 2019

Na terça-feira, dia 17, o vereador José Benedito de Carvalho “Macaia” participou da primeira reunião em apoio ao Censo Demográfico 2020, promovida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - Agência de Itu.

O encontro foi realizado na Prefeitura de Salto e estiveram presentes os integrantes da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, a qual é composta pelo vereador Macaia (representante da Câmara de Salto como membro titular), funcionários de secretarias municipais, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Associação de Bairro do João Jabour, entre outros.

Também participaram técnicos do IBGE, além do chefe da Agência do IBGE em Itu, Flávio Augusto de Paula, e o coordenador de Área do Censo Demográfico 2020 – IBGE/Itu, José de Oliveira Pereira, que aproveitou para ressaltar os objetivos da reunião, como sendo a prestação de contas das atividades até então desenvolvidas, informar sobre as próximas etapas e, principalmente, pedir apoio à realização desse grande recenseamento geral que vai traçar o retrato abrangente do Brasil, salientando que o censo será realizado de 1º de agosto de 2020 a 31 de outubro de 2020; com posterior divulgação de informações fundamentais para o desenvolvimento e implantação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados em todo o país.

reuniao censo 1

Sobre o Censo – Em 2020, o IBGE vai realizar o Censo Demográfico: um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas, sendo feito por meio de uma operação complexa: percorrendo cerca de 8 milhões de km2, com visitas a 5.570 municípios do Brasil e aproximadamente 71 milhões de domicílios. Em Salto, a expectativa é de que sejam visitados 36.111 domicílios.

Sobre as reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo – Em cada município, as reuniões serão presididas por um representante do IBGE, sendo que a referida instituição buscou formar as CMGE's - Comissões Municipais de Geografia e Estatística, que são compostas por representantes locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por entidades de classe, instituições públicas ou privadas, e por outros representantes da sociedade civil organizada. Os encontros permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, em aspectos como, por exemplo, o fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local; auxílio na divulgação do Processo Seletivo para contratação de mão de obra e na montagem dos Postos de Coleta. Em Salto, serão contratados 101 recenseadores, e ainda haverá vagas para supervisores.

*Com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).