reuniao aude site

Salto, 10 de maio de 2021

Os vereadores da Câmara de Salto, nesta segunda-feira, dia 10, se reuniram de modo remoto – através de sistema de videoconferência gratuito denominado Jitsi Meet – com o secretário de Saúde de Salto, Fabio Roberto Sartório.

A reunião foi realizada em atendimento ao Requerimento nº 64/2021, de autoria do vereador Vinícius Saudino de Moraes e outros edis, com o objetivo de obter esclarecimentos a respeito das doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19, entre outros assuntos.

Com relação ao fato ocorrido no final de março, sobre doses remanescentes de vacina Coronavac e AstraZeneca aplicadas em onze Guardas Municipais, o secretário esclareceu que tratou-se de sobras de vacina. E, naquela ocasião quando os profissionais de vacinação retornaram ao final do expediente para a Secretaria de Saúde, percebeu-se que havia frascos com material e para evitar desperdício – já que após serem abertas não podem mais ser armazenadas e devem ser utilizadas dentro de poucas horas –, assim decidiu vacinar os GCMs que estavam mais próximos ao paço municipal.

Destacou-se que, atualmente, não ocorrem mais sobras e que naquele momento a decisão foi tomada para evitar o descarte de doses, salientando que todos os Guardas Civis Municipais estão vacinados contra a Covid-19.

Os edis ainda quiseram saber se o secretário havia sido vacinado, sendo confirmado que já estava imunizado, explicando que faz parte do grupo de risco, além de ser profissional da área da saúde, inclusive realizando, todas as semanas, visitas técnicas ao hospital municipal para averiguar seu funcionamento, condições de estrutura e materiais.

O secretário aproveitou a oportunidade para dizer que existem duas listas, uma da Prefeitura de Salto e outra da VaciVida (plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a COVID-19 no estado de São Paulo) – e que está havendo problemas técnicos entre os sistemas e também na parte de telefonia, o que está dificultando o contato dos munícipes que desejam informações sobre a vacinação, todavia estão buscando medidas para solucionar as falhas o mais breve possível.

Já sobre o andamento da vacinação no município, foi ressaltado que no início eram quatro locais, mas percebeu-se que não estava ocorrendo de forma satisfatória e passou a ser feita apenas no CEC (Centro de Educação e Cultura), na rua Prudente de Moraes, nº 580. O secretário disse que é comum as pessoas chegarem antes do horário agendado, podendo gerar fila e aglomeração.

Para finalizar, o secretário de Saúde pontuou que, até sexta-feira, dia 07, segundo dados atualizados, o município de Salto aplicou 32.169 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 21.267 pessoas em 1ª dose e 10.392 pessoas em 2ª dose.

A reunião foi conduzida pelo presidente Cícero Landim, com a participação dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge, Alessandro Dernival da Silva “Sandro Palhaço”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Vinícius Saudino de Moraes, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” e Márcio Conrado.

Os interessados puderam acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Web da Câmara e pela página oficial do Poder Legislativo Saltense no Facebook.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3biPi3g

Facebook: https://bit.ly/3vUoZIj