inscricoes premio camara educacao

Salto, 22 de setembro de 2023

A Câmara da Estância Turística de Salto informa que, na próxima segunda-feira (dia 25), terão início as inscrições para o 1º Prêmio Câmara da Educação, o qual tem como objetivo premiar escolas municipais, bem como professores e grupos de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) – ambos da rede municipal de ensino – que se destacaram em diversos indicadores e eixos temáticos. Além disso, também será realizada homenagem especial a professores aposentados que tenham contribuído para educação municipal.

Decreto e parceria  O Prêmio foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 05/2022, de autoria do vereador Fabio Jorge Rodrigues. Neste ano, o Poder Legislativo contará com a parceria da Secretaria de Educação de Salto.

Categorias – De acordo com o edital, a premiação engloba as seguintes categorias:
IDEB – a ser concedido para a escola pública municipal que apresentar o melhor desempenho geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); IDEB Avanço – a ser concedido para a escola pública municipal que apresentar a melhor variação percentual em seu desempenho geral registrado no IDEB; Contra a Evasão Escolar – a ser concedido para a escola pública municipal que registrar o menor percentual de evasão escolar; Professor Destaque - a ser concedido para quatro professores que se destacarem nos eixos temáticos; Primeira Infância – a ser concedido para grupos de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que se destacaram nos eixos temáticos. Professor Emérito – a ser concedido a cinco professores que atuaram na educação municipal e tenham se aposentado neste ano.

Inscrições – Para as categorias IDEB, IDEB Avanço, e Contra a Evasão Escolar não há necessidade de inscrição, uma vez que a Secretaria de Educação já tem os índices de cada escola municipal. E, a categoria Professor Emérito terá os homenageados definidos conjuntamente entre o Comitê Gestor do Prêmio e a Secretaria de Educação.

As inscrições nas categorias Professor Destaque e Primeira Infância poderão ser feitas pela diretoria da escola que o professor e ADI forem vinculados.

A categoria Professor Destaque terá quatro professores premiados, sendo um premiado para cada eixo: Voz aos estudantes; Sentido para a vida no século XXI; Valores fundamentais; e Desenvolvimento sociocultural.

Já a categoria Primeira Infância terá dois grupos premiados, sendo um premiado para cada eixo: Protagonismo Infantil e Vivências na Primeira Infância.

O Edital do 1º Prêmio Câmara da Educação e o formulário de Inscrição estarão disponíveis no site da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br.

As inscrições dos projetos poderão ser feitas de 25 de setembro de 2023 até 20 de outubro de 2023. Vale ressaltar que as inscrições são totalmente gratuitas.

Avaliação – Os projetos serão avaliados por uma Comissão formada com dois membros formados em Pedagogia (indicados em parceria com escolas particulares); um membro indicado pelo Conselho Municipal da Educação e um membro do quadro efetivo da Câmara de Salto.

Solenidade de Premiação – A solenidade de premiação dos vencedores de cada modalidade está agendada para o dia 23 de novembro (quinta-feira), às 18h30, na Sala Palma de Ouro (rua Prudente de Moraes, 580, Salto/SP). Os vencedores serão divulgados apenas na Solenidade.

CRONOGRAMA DO 1º PRÊMIO CÂMARA DA EDUCAÇÃO:

Inscrições: 25 de setembro a 20 de outubro de 2023
Período de análise da Comissão de Avaliação: 23 de outubro a 30 de outubro de 2023
Solenidade de premiação: 23 de novembro de 2023