edemilson-ribeirão-piraí

Após visita na última segunda-feira (20), na extensão do Ribeirão Piraí, entre os municípios de Itu e Cabreúva, o vereador Edemilson Santos encaminhou Ofícios aos prefeitos e promotores do Meio Ambiente de Salto, Itu, Indaiatuba e Cabreúva, no sentido de desenvolverem um grupo de trabalho em todos os quatros municípios, para um programa de urbanização deste manancial.

O Vereador solicitou que seja dada uma atenção com urgência para as famílias que moram nos barracos improvisados feitos com restos de madeiras localizados entre as margens do Ribeirão Piraí, divisa entre Itu e Cabreúva, próximo à Rodovia Dom Gabriel, onde nas proximidades existe a extração e comercialização do granito.

Segundo apurado, estaÁrea de Proteção Ambiental abriga mais de 600 famílias, cerca de duas mil pessoas e cada dia que passa cresce mais sem nenhum projeto para a ocupação da área, que não tem infraestrutura básica. “Os barracos, na margem do Ribeirão Piraí, estão causando uma grande preocupação, pois o adensamento populacional desordenado oferece perigo ao manancial que abastece Salto e Indaiatuba e futuramente Itu”, cita.

Na visita feita na última segunda-feira, Edemilson observou as margens de córrego sujeita a escorregamentos, a processos de erosão e vulneráveis ao esgoto e lixo doméstico. “Há muitas indústrias às margens do Piraí e seus afluentes, algumas poluidoras na região do Jacaré que trazem preocupações e precisam ser monitoradas”, informa.

Para o Representante do Legislativo, é preciso a intervenção das Prefeituras de Itu e Cabreúva com urgência, a fim de ser feito um acompanhamento social para que essas famílias preservem o local onde moram, além de um programa extenso do crescimento populacional, coleta regular de lixo doméstico, drenagem de águas pluviais, implantação de redes de água e de esgoto.

Somente com esta ação, diz o Vereador, podemos recuperar a qualidade da água e oferecer à comunidade deste local melhores condições, além de qualidade do abastecimento público.