edemilson-recuperação-de-nascente

Na tarde desta segunda-feira, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou um ofício ao Prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, ao secretário do Meio Ambiente, João De Conti Neto e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Takeyama, para que seja feita uma mobilização para a recuperação de uma nascente existente no bairro JD. Cidade II e III, localizada entre as ruas Valinhos e os prédios populares no Jardim Marília.

De acordo com o Vereador, é necessária a limpeza da área, assim como a criação de um projeto sócio ambiental, envolvendo a comunidade dos bairros Jd. Cidade III e IV, na importância na preservação ambiental da área. “O local sofre com a falta de melhorias, pois é notável a ausência de vegetação, despejo irregular de lixo, sedimentação; e o desejo de várias pessoas que moram nas proximidades é a recuperação da nascente. Alguns vizinhos querem auxiliar e estão disposto a ajudar o município a adotar ações que devem, no mínimo, duplicar a vazão das nascentes, assim fortalecendo os rios e córregos da nossa região”, destacou o Vereador.

Ainda, segundo Edemilson “este é o momento de envolver a comunidade, pois com a falta de água que vive nosso Estado, é o momento de mostrar a importância da preservação das nascentes e conscientização para a problemática da água”.

Toda a área pública que fica debaixo da rede de alta tensão de energia elétrica necessita de limpeza e melhoria, como corte do barranco, terraplanagem, calçada e arborização, com a colocação de aparelhos de ginástica e brinquedos para as crianças. “Se essas ações forem realizadas, a Rua Valinhos, nas proximidades dos prédios populares no Jardim Marília, também será revitalizada, trazendo mais motivação aos moradores deste pedaço da cidade que sempre foram esquecidos pelas Administrações”, justificou.

Adote uma nascente

Na mesma linha de solicitação, o Representante do Legislativo também encaminhou ao Executivo, um ofício solicitando o desenvolvimento do projeto Adote uma nascente, no município. Esse modelo já existe em algumas cidades e qualquer pessoa, física ou jurídica pode cuidar de uma nascente garantindo a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno.

Segundo Edemilson, a proposta é desenvolver um trabalho na área urbana e rural, com reflorestamento da área com espécies arbóreas nativas e manter a limpeza e proteção da nascente. “O objetivo é restaurar a condição natural do meio e mesmo em propriedade rural onde o proprietário não tem recursos para preservá-la, a área pode ser adotada por outra pessoa, empresas ou entidade”, sugeriu.

Após um mapeamento o interessado poderá escolher o local onde tem interesse em adotar uma nascente e a Secretaria de Meio Ambiente fica responsável para auxiliar as especificações mais adequadas a cada localidade. “Com este objetivo, tenho certeza absoluta que vamos ampliar a oferta de água para os rios que “cortam” nossa cidade, assim ajudando a natureza sem a necessidade de grandes investimentos”, concluiu.