tripoli 14-05-2015 site

Em um Ofício protocolado junto ao Deputado Federal Ricardo Trípoli, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos solicitou recurso para a implantação de um Centro de Zoonoses em nossa cidade.

No documento, o Representante do Poder Legislativo Saltense destaca que há anos ativistas e protetores de animais lutam para construção da unidade pelo Governo Municipal, mas a alegação é a falta de recursos suficientes para a obra, sendo que nossa cidade conta atualmente com um departamento, com dois veterinários que auxiliam a Vigilância Sanitária e cuidam administrativamente de outros tipos de zoonoses animal.

“Existe a necessidade de um local adequado, com sala de atendimento veterinário, farmácia, depósito, baias para os animais, além de ações de prevenção, proteção e promoção à saúde pública, com o controle de animais domésticos e de animais que estão pelas ruas. Atualmente nosso departamento só oferece o serviço de recolhimento de animais, castração, recolha de animais de rua em situação de risco, como atropelados, doentes, filhotes, fêmeas prenhas e/ou com filhotes, através de uma empresa terceirizada”, disse Edemilson.

O Vereador também informou que no final do mês de março esteve reunido com mais de 30 protetores de animais da cidade, juntamente com o Executivo, onde foram discutidas diversas propostas e o principal foco foi a criação do Conselho de Proteção Animal, além da existência de uma lei de sua autoria, que tramita na Câmara Municipal, que trata do bem estar dos animais domésticos, estabelecendo normas para proteção contra condutas lesivas à sua integridade física e mental.