esgoto 18-06-2015 site

Nesta semana o Vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou um Ofício ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli pedindo a suspensão da cobrança da tarifa de tratamento de esgoto na conta de água de cada cidadão dos bairros Vila Nova, Jardim Bandeirantes e Jardim Sontag,

No documento, que também foi encaminhado ao Superintendente do SAAE de Salto, Paulo Takeyama e ao Diretor da Sanesalto, Mario Marcondes, o Representante do Poder Legislativo Saltense destaca que estes bairros não estão tendo o serviço de saneamento, tendo em vista que o esgoto doméstico vem sendo jogado diretamente em uma nascente e num canal de água pluvial, localizado no cruzamento da Marechal Eurico Gaspar Dutra, esquina com a Avenida Um e segue até o rio Jundiaí, sem receber o devido tratamento.

“Um verdadeiro descaso ambiental e o mais lamentável é a omissão desta Autarquia, que conhece o caso, pois o problema é antigo e ao invés de promover a proteção ambiental e preservação leito e das de várias espécies da fauna local, simplesmente nada faz. É bom ficar claro que existe a possibilidade de cada cidadão que se sentir lesado, pleitear indenização por danos morais, por cobranças indevidas. A rede de esgoto é um item indispensável do saneamento básico urbano, e principalmente para a cobrança da tarifa de esgoto. Mediante fotos e filmagens do local, reforço a solicitação da suspensão da cobrança do valor e a devolução dos últimos seis meses aos moradores dos bairros citados”, informa o Vereador.

Por fim, Edemilson destaca que o local necessita de urgente intervenção, pois a falta da efetiva prestação do serviço de esgotamento sanitário vem causando mau cheiro e facilitando a proliferação de doenças, além de ser um crime contra fauna e flora da região, que estão sendo completamente prejudicados.