reuniao ambiente 23-07-2015 site

Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de julho, a Vereadora Drª Rosana Costa Pinto se reuniu com o Secretário do Meio Ambiente, João De Conti Neto para discutir questões ambientais de nossa cidade.

O primeiro assunto foi o laudo final da CETESB sobre os problemas ocorridos com o Rio Tietê no ano passado, quando suas águas transformaram-se numa lama preta na passagem por Salto, causando a morte de cerca de 40 toneladas de peixes, que foram retirados do córrego do Ajudante, um afluente que deságua no Tietê.

João De Conti mostrou à Representante do Poder Legislativo Saltense o laudo emitido pela CETESB, que aponta que a EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia e o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, ambos órgãos da administração estadual, foram responsáveis pela mancha negra que causou a mortandade dos peixes, após a abertura de uma barragem na cidade da Santana de Parnaíba. Além disso, o Secretário disse que os dois órgãos foram multados pela CETESB e que o Poder Executivo Municipal também vai acioná-los cobrando pelos danos causados à nossa cidade.

Outro ponto discutido no encontro, foi com relação a uma área verde localizada na rua Governador Carvalho Pinto, no bairro Santos Stéfano, que havia sido invadida com a construção de cocheiras para animais e que após a retirada dessas cocheiras, os moradores da região pedem o plantio de árvores.

O Secretário de Meio Ambiente informou que já esteve no local com engenheiros de sua Secretaria após a retirada das cocheiras para estudar a situação e que nas próximas semanas devem se iniciar o plantio das árvores conforme a vontades dos moradores da região.

“Estive reunida com o Secretário João De Conti para, primeiro, obter informações sobre os problemas enfrentados pelo Rio Tietê no ano passado, porque as pessoas nos perguntam e temos que ter dados oficias para responder. Além disso, também falei com ele sobre uma área no Santo Stéfano, pois vários moradores me procuraram pedindo o plantio de árvores no local, o que deve se concretizar em breve”, finalizou a Vereadora.