audiência-pública-ares-pcj

A Câmara da Estância Turística de Salto recebeu na última segunda-feira, dia 10 de agosto, a Audiência Pública que discutiu a revisão extraordinária de tarifas de água. A audiência foi realizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES - PCJ), da qual o município de Salto faz parte.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Vereador Willhes Gomes da Silva e pelo Diretor Administrativo e Financeiro da ARES – PCJ, Carlos Roberto de Oliveira, e contou com a presença dos Vereadores Icrenildo Jesus Martins – Lampião, Agnaldo Ribeiro Soares – Guina, Luzia Vidal, José Solano de Oliveira – Zezinho Cabeleireiro, Edemilson Pereira dos Santos, e o Superintendente do SAAE Salto, Paulo Takeyama.

A audiência teve como objeto apresentar os resultados das análises para a revisão extraordinária das tarifas de água e esgoto solicitadas pelo SAAE – Salto. A medida visa o reequilíbrio econômico e financeiro da autarquia, bem como subsidiar a tomada de decisão quanto à fixação do índice da Revisão Tarifária Extraordinária.

Durante o encontro, o Diretor financeiro explicou aos Vereadores sobre a diferença entre reajuste (que corresponde à reposição de perdas inflacionárias dos últimos 12 meses) e revisão extraordinária (aplicada quando há necessidade de reequilíbrio financeiro).

O Superintendente do SAAE afirmou na audiência que os custos elevados na manutenção do serviço de saneamento, o valor da energia elétrica, entre outros pontos, pressionam o custo do serviço. Por isso, de acordo com o Superintendente, a medida é necessária para que a qualidade do serviço não seja prejudicada. Após estudo realizado pela agência, a revisão extraordinária está prevista em 9,84% e deverá ser aplicada a partir de outubro.

Na oportunidade, os Vereadores questionaram a necessidade da revisão, bem como a aplicação da tarifa social. Os Representantes do Legislativo também lembraram que o momento não é oportuno para a revisão, mas que o serviço precisa ser mantido adequadamente. “Os Vereadores não tem poder para legislar sobre essa matéria uma vez que essa competência foi delegada à agência reguladora. Também sabemos que o momento não é oportuno, mas sabemos da necessidade do SAAE em manter os investimentos”, disse o Presidente do Poder Legislativo.