IMG 9231

Salto, 05 de maio de 2016

Na quarta-feira, dia 04, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a cerimônia de lançamento do novo Portal da Transparência do Poder Legislativo saltense. No evento, foram mostradas as novidades da forma de navegação e, principalmente, o seu conteúdo. O Portal foi lançado após um longo trabalho, que começou ainda em 2015, tendo sido uma iniciativa do presidente da Casa de Leis, Willhes Gomes da Silva, em parceria com a empresa Conam – que presta consultoria em administração municipal e foi a empresa contratada para a implementação do software do novo Portal.

Na ocasião, a advogada Giselle Gomes Bezerra, consultora da área de Direito Público da Conam, realizou uma breve apresentação tratando da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). “O Portal é um meio de empoderamento do cidadão, que por meio dele pode fiscalizar e contribuir”, destacou.

IMG 9127

Já o diretor da Conam, Douglas Rodrigues Caetano – premiado pela coautoria do software Transparência (2º lugar em Soluções de Governo da Microsoft América Latina e Caribe) – fez a apresentação do novo Portal da Câmara de Salto. De acordo com o diretor da empresa, o Portal é atualizado com informações em tempo real, extraídas diretamente de banco de dados – apresentando com riqueza de detalhes, até mesmo valores específicos de pequenas compras, por exemplo. “No Portal, o cidadão pode conferir editais na íntegra, despesas com viagens, estrutura administrativa, entre outras informações”, enfatizou.

IMG 9182

Para o presidente da Câmara, o Portal é uma ferramenta necessária para a transparência do Poder Legislativo. “Eu achei fundamental que nós tivéssemos este Portal, pois desta maneira as informações ficam à disposição do público, afinal são informações públicas. Nossa Casa trabalha com a maior transparência possível. Também considero muito importante que a população participe, entre no Portal, veja as informações e ajude a fiscalizar. O nosso novo Portal da Transparência exigiu esforço e dedicação dos servidores e acredito que temos uma equipe, que juntamente com o auxílio da Conam, fez um excelente trabalho”.

IMG 9234 - site

Também estiveram presentes no evento os vereadores Roberto Natalino Silveira, Agnaldo Ribeiro Soares “Guina”, Icrenildo Jesus Martins “Lampião”, José Solano de Oliveira “Zezinho Cabeleireiro”, Edemilson Pereira dos Santos e Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, além do secretário de Governo, Antônio Carlos dos Santos, do superintendente do SAAE de Salto, Paulo Takeyama, e representantes da Conam – o diretor da empresa, Walter Penninck Caetano, e o coordenador comercial, Valdemar Menezes. Os servidores da Câmara também prestigiaram o evento.

O Portal da Transparência da Câmara de Salto atende a todas as exigências apontadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo no final do ano passado e pode ser acessado no site da Câmara, clicando no ícone “Acesso à Informação / Portal da Transparência”, localizado logo abaixo dos itens do menu principal, no lado esquerdo do site.