brasao-de-salto

Salto, 19 de maio de 2016

Na próxima quarta-feira, dia 25, às 14 horas, será realizada, no plenário da Câmara da Estância Turística de Salto, uma palestra sobre a fibromialgia, que é uma síndrome clínica com manifestação de dores por todo o corpo. A palestra é aberta ao público e será ministrada pelo Dr. Roberto Aiello, médico generalista atuante no Programa de Estratégia de Saúde da Família na região do bairro Santa Cruz, e foi um pedido do vereador Icrenildo Jesus Martins “Lampião”, por meio de indicação enviada à Prefeitura de Salto em setembro de 2015.

Na indicação, o vereador Lampião solicitou que a Secretaria de Saúde promovesse eventos de prevenção à fibromialgia, com o objetivo de diagnosticar o problema e orientar em sua prevenção, a serem realizados anualmente nas unidades de saúde do município. Nesta semana, panfletos sobre a síndrome foram disponibilizados nesses locais para informar a população sobre o assunto.

Sobre a fibromialgia

O dia 12 de maio é considerado o Dia Mundial da Fibromialgia. Ela é uma síndrome que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no corpo.