IMG 9453 - site - ecoponto

Salto, 20 de maio de 2016

Na manhã desta sexta-feira, dia 20, o vereador Edemilson Pereira dos Santos recebeu em seu gabinete um grupo de moradores do Jardim Nova Era, que entregaram um abaixo-assinado com cerca de 80 assinaturas de moradores das ruas São Tiago, Santa Clara e Santa Rita, solicitando que seja suspensa a instalação de um Ecoponto nesta região.

No encontro, estiveram presentes os moradores João Ap. Lima, Edson R. da Silva, José Alves, Adão de Jesus Andrade e Valdir Maurílio Alves, que também pretendem acionar a Promotoria Pública para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Segundo foi apontado na conversa com o vereador, há diversos motivos para que a população seja contrária à obra, uma vez que falta ser feito um estudo de impacto de vizinhança e de impacto no trânsito. Além disso, os representantes dos moradores destacaram que poderia haver desvalorização dos imóveis e no local deveria ser feita uma área verde, destinada ao lazer.

Vereador Edemilson busca soluções

Já nesta sexta-feira, dia 20, o vereador Edemilson protocolou ofício na Prefeitura, pedindo que a Secretaria de Meio Ambiente paralise a obra de construção do Ecoponto, localizado na esquina entre as ruas São Tiago e São Domingos, no Jardim Nova Era.

“A minha solicitação é para que a Secretaria de Meio Ambiente verifique outro ponto desta região, onde realmente exista problema de dispensa de entulhos, visto que na área almejada não existe esse problema.Os manifestos feitos pelos moradores, bem como o abaixo-assinado pedindo a suspensão definitiva da obra de Ecoponto na área citada, precisam ser respeitados. Sugiro que seja estudado um novo espaço. O município possui outras áreas em bairros vizinhos, em lugar mais adequado, e que não causa impacto à vizinhança”.

Ainda de acordo com o vereador, ele foi informado que os moradores também não aprovaram a instalação do Ecoponto na área verde, pois há promessas antigas de todos os governos para a construção de uma praça no local. “Esta área localizada entre as ruas São Tiago, São Domingos, Santa Clara e São Dimas, deveria contemplar uma bela praça, com pista de caminhadas, ciclovia e além de aparelhos de ginásticas, bem como ser arborizado”, enfatizou o vereador.

No documento, Edemilson disse ter encaminhado diversos ofícios solicitando este projeto, porém sem definir local. “Este projeto de Ecopontos para entrega voluntária de resíduos sólidos é de grande importância para a cidade. No entanto, volto a sugerir que se encontre outro local, onde os moradores estejam de acordo, não cause impacto ambiental e muito menos desvalorização dos imóveis do bairro”.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.