IMG 9592 -palestra-site

Salto, 25 de maio de 2016

Nesta quarta-feira, dia 25, no plenário da Câmara de Salto, foi realizada uma palestra sobre a fibromialgia, que é uma síndrome clínica com manifestação de dores por todo o corpo. A palestra foi ministrada pelo médico generalista Roberto Aiello, atuante no Programa de Estratégia de Saúde da Família na região do bairro Santa Cruz, que esteve acompanhado pela coordenadora de Saúde Coletiva, Leila Lobo de Oliveira Gomes dos Santos.

A realização deste evento foi um pedido do vereador Icrenildo Jesus Martins “Lampião”, por meio de indicação enviada à Prefeitura de Salto em setembro de 2015, na qual o vereador solicitava que a Secretaria de Saúde promovesse ações de prevenção à fibromialgia, com o objetivo de diagnosticar o problema e orientar em sua prevenção.

Durante a palestra foram apontados os sintomas, as formas de tratamento e o diagnóstico da fibromialgia. “Não existe uma causa, mas algumas pistas do motivo de certas pessoas terem esta síndrome. Também não existe um exame e depende muito do ‘olhar clínico’ para poder chegar a um diagnóstico e fazer o tratamento correto”, destacou o médico.

Em sua explanação, o palestrante disse que a síndrome pode acometer pessoas de diversas faixas etárias, e que as mulheres fazem parte do grupo mais afetado. Além disso, enfatizou a importância da prática de atividades físicas como tratamento e, em certos casos, a necessidade de tratamento medicamentoso. “A fibromialgia é uma condição médica crônica e, embora não exista cura, ela não é progressiva e não causa danos nas articulações, mas requer sempre um controle”, enfatizou.

Na ocasião, estiveram presentes os vereadores Willhes Gomes da Silva, Icrenildo Jesus Martins “Lampião”, Edemilson Pereira dos Santos, João Bispo dos Santos, Eliano Apolinário de Paula e Vanderlei Élcio Silva “Lobinho”.

Ao final do encontro, os vereadores e o público presente puderam esclarecer suas dúvidas fazendo perguntas ao palestrante.

Sobre a fibromialgia

O dia 12 de maio é considerado o Dia Mundial da Fibromialgia. Ela é uma síndrome que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações.