Sem títuloSalto, 21 de março de 2017

Diante de questionamentos feitos nas últimas semanas sobre a TV Web da Câmara de Salto, no que diz respeito aos valores que serão pagos à Telefônica – de acordo com o Pregão Presencial nº 02/2016 – e também sobre o retorno das transmissões ao vivo das sessões e audiências públicas realizadas na Câmara, seguem abaixo alguns esclarecimentos.

Sobre os valores

O valor de R$ 7.791,08 mensais a ser pago à Telefônica Brasil S.A., empresa contratada por meio do Pregão Presencial nº 02/2016, diz respeito não somente à internet, mas à prestação de serviços telefônicos fixos comutativos, englobando serviços de telefonia fixa analógica, tronco digital, internet banda larga e internet dedicada para a Câmara de Salto. Dentre todos esses serviços, o de maior valor é a internet dedicada de 10 Mbps, cujo custo será de R$ 5.100,00 mensais, conforme consta na Ata do Pregão Presencial nº 02/2016, disponível na página ‘Licitações’ do site da Câmara.

Durante as pesquisas de preço realizadas antes da publicação do edital do referido pregão, o menor preço obtido para a prestação dos serviços acima relacionados foi de R$ 107.916,42, o qual seria o valor máximo admitido pela Câmara na licitação. Na data marcada (28 de dezembro de 2016), houve o comparecimento de uma única empresa, a Telefônica Brasil S.A. A proposta contida no envelope trazia o valor global anual de R$ 98.252,40 (valor total mensal de R$ 8.187,70). Na fase de negociação, obteve-se uma redução de 4.759,44 em relação à proposta inicial, ficando o valor global anual em R$ 93.492,96 (valor total mensal de R$ 7.791,08).

A diferença da internet dedicada para planos comuns de internet banda larga está principalmente na velocidade do upload (envio de dados e arquivos para a web), que na internet dedicada permanece igual à velocidade de download (baixar dados e arquivos da web), isto é, são disponibilizados 10 Mbps de download e 10 Mbps de upload. Normalmente, a velocidade de upload ofertada em planos comuns corresponde a apenas 10% da velocidade de download, por exemplo, paga-se por um plano de 10 Mbps de internet (velocidade de download), mas a velocidade de upload fica em apenas 1 Mbps.

No caso da Câmara, para que as transmissões ao vivo da TV Web fiquem estáveis – sem atrasos ou interrupções, que ocorriam frequentemente antes de deixarmos de transmitir ao vivo em virtude desses problemas –, é necessário contar com essa alta velocidade de upload, igual à de download (“acesso simétrico – mesma velocidade nominal nos dois sentidos”, conforme consta nas Especificações Técnicas Gerais do Termo de Referência do Pregão Presencial nº 02/2016 (item 3.1.3), também disponível na página ‘Licitações’ do site da Câmara).

Além desse fator, outros que contribuem para tornar mais elevado o valor da internet dedicada em relação à internet comum – ainda relacionados no item 3.1.3 do Termo de Referência já citado – e que também foram exigidos da empresa contratada são “velocidade mínima de 96,8% da velocidade nominal” e “disponibilidade média mensal de 99,2%” para a internet dedicada, de modo a garantir estabilidade na prestação do serviço, sob pena de descumprimento do contrato. Geralmente, o que existe nos planos comuns de internet banda larga é a garantia do fornecimento de velocidade mínima de apenas 20% da velocidade nominal contratada.

Sobre as transmissões ao vivo

A abertura do Processo Licitatório nº 02/2016, referente ao Pregão Presencial nº 02/2016, deu-se em 28 de abril de 2016. O edital completo acompanhado dos anexos foi publicado no dia 25 de novembro de 2016, agendando a abertura dos envelopes contendo a proposta de preços e a documentação das empresas para o dia 28 de dezembro de 2016. Tendo sido declarada vencedora do pregão a Telefônica, o contrato com a empresa foi assinado em 18 de janeiro de 2017.

Após a instalação do modem e do roteador pela Telefônica, foram feitos outros ajustes e instalações internos, de responsabilidade da empresa GC2Net (Genesio Chimim Junior-ME). Dentre esses ajustes, acabou de ser instalado um equipamento denominado ‘balanceador de carga’, que separa a velocidade que deverá ser usada especificamente para as transmissões ao vivo da TV Web. Sem esse aparelho, a totalidade da velocidade contratada (10 Mbps) continuaria sendo distribuída a todos os usuários, o que deixaria a transmissão da TV Web lenta, com atrasos e interrupções – como ocorria antes de deixarmos de transmitir ao vivo em virtude desses problemas.

Depois disso, houve o contato com a empresa Movasp Tecnologia e Sustentabilidade (Mario Henrique Barreto Rossi Rodrigues-ME), responsável pela transmissão da TV Web e também pelo site da Câmara de Salto, para a realização de algumas configurações no software de gravação e transmissão, bem como testes que ainda estão sendo feitos para verificar a qualidade e efetividade da transmissão ao vivo. Agora, espera-se que as transmissões ao vivo voltarem a ocorrer a partir da sessão ordinária do dia 28 de março de 2017.

Apenas lembramos que, mesmo sem as transmissões ao vivo das sessões e audiências públicas, na mesma noite em que ocorre cada uma delas, algumas horas mais tarde, o vídeo já se encontra disponível na íntegra no site da TV Web da Câmara, podendo inclusive ser baixado. Basta dar play no vídeo desejado, depois clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção “Salvar vídeo como”.