reunião-racionamento-saae

Na tarde da última quinta-feira, o Secretário do Meio Ambiente, João De Conti Neto, o Diretor técnico de Operações, Luiz Carlos Alves, e o também Diretor técnico Carlos Augusto Neves, estiveram na Câmara para dar explicações sobre a falta d’água no município e o racionamento.

Durante a reunião, os representantes do SAAE – Ambiental e do Conselho Gestor falaram sobre as principais causas da falta d’água no município, sendo a principal delas, a falta de chuvas no Estado de São Paulo e a consequente seca dos mananciais que abastecem a cidade.

Os Vereadores e a população presente puderam fazer perguntas para esclarecer as dúvidas, especialmente sobre o sistema de racionamento implantado na cidade, na última semana. Tanto a população presente quanto alguns vereadores criticaram o SAAE sobre a falta de comunicação prévia sobre o racionamento. O desencontro de informações na autarquia também foi bastante criticado.

Os diretores explicaram que não havia necessidade anterior de realizar o racionamento, mas houve uma brusca diminuição no volume de água dos mananciais e por isso, a medida foi necessária.

Muitas pessoas também reclamaram que a divisão de abastecimento de água por setor, não está funcionando conforme o calendário estipulado pelo SAAE; sendo que os moradores das partes mais altas da cidade são os mais prejudicados, uma vez que a água não tem pressão para chegar aos reservatórios residenciais.

Os diretores do SAAE e o secretário de Meio Ambiente destacaram que será realizado um trabalho efetivo de conscientização permanente, bem como todas as alternativas, com dados concretos, normas e leis ambientais serão avaliadas.

Ainda, os representantes do SAAE pediram o auxílio da população em relação ao consumo consciente de água e destacaram que a GCM está ajudando na fiscalização e apuração de denúncias que relatam o desperdício.