De volta à Democracia: Histórica ata da Câmara Municipal de Salto

Na volta do país à democracia, após a Revolução de 1930 e ao Estado Novo, em 9 de novembro de 1947, Salto, como os demais municípios brasileiros, teve sua primeira eleição para prefeito e vereadores.

Disputaram a chefia do Executivo, nada menos que cinco candidatos: João Batista Ferrari, Vicente Scivittaro, João Leone, Adelino Garcia e Luiz Milanez, sendo o primeiro deles eleito Prefeito Municipal de Salto. Não havia então o cargo de Vice-Prefeito.

O mesmo pleito apontou os 13 vereadores que iriam compor a Câmara Municipal, sendo que 8 pertenciam ao Partido Democrata Cristão, mesma agremiação partidária do prefeito eleito: Alberico de Oliveira, Euclides de Carvalho Nogueira, Generoso Bimonti, João Batista Dalla Vecchia, João de Mello, Octávio da Rós, Orestes Ferrari e Pedro Garavello.

Outros três eram do Partido Trabalhista Brasileiro: Agostinho Rodrigues, Benedito de Quadros e Hélio Steffen. Um deles era do Partido Social Progressista: Oswaldo Colli e 1 da União Democrática Nacional: Luiz Bicudo Jr.

Àquela época a Edilidade saltense se reunia em uma dependência da Prefeitura Municipal, à rua Dr. Barros Jr, 300, onde, na posse das novas autoridades saltenses, estiveram presentes todos os eleitos, exceção de um vereador do Partido Trabalhista Brasileiro, Hélio Steffen, o qual, renunciando, ensejou a ascensão, numa das reuniões seguintes, de um dos suplentes de sua grei, Vicente Scivittaro.

O arquivo da Câmara Municipal de Salto conserva a histórica ata daquela primeira Sessão do Legislativo Local, lavrada por ocasião da posse dos primeiros prefeito e vereadores depois da redemocratização do Brasil. (Texto do historiador saltense Etore Liberalesso)

Ato de implantação da Câmara Municipal do Município de Salto
Ao primeiro (1º) dia do mês de Janeiro de mil novecentos e quarenta e oito (1948), às dezoito (18) horas, nesta cidade de Salto, comarca de Itu, 59ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo, República dos Estados Unidos do Brasil, no prédio nº 31, da rua Dr. Barros Jr., onde funciona a Prefeitura Municipal local, cumprindo o disposto no artigo 24, da Lei Orgânica dos Municípios, e observando as instruções baixadas pelo E. Tribunal Regional, foi levada a efeito, sob a presidência do MM. Juiz de Direito da Comarca de Itu, dr. João Evangelista França Leme, a sessão da instalação da Câmara Municipal da referida cidade de salto, Verificação a presença de doze (12) Vereadores eleitos e diplomados constituindo maioria absoluta, o MM. Juiz Presidente convidou a dois deles, os srs. Osvaldo Coli e João Batista Dalla Vecchia, para secretariarem a sessão.

Prosseguindo nos trabalhos, foi solicitada a exibição dos diplomas, para o exame quanto as suas formalidades intrísecas. Cumprida essa exigência e verificando estarem conformes pelo MM. Juiz de Direito foi declarada instalada a Câmara Municipal, após o que foi anunciado que seria feita a eleição da Mesa, a qual se processou logo em seguida, por escrutínio secreto por voto indevassável, em cédulas separadas e maioria absoluta de votos dos vereadores presentes, cujo resultado foi o seguinte: Para Presidente, Pedro Garavello, com oito (8) votos; Octávio da Rós, com um (1) voto e Euclides de Carvalho Nogueira, com um (1) voto; para 1º Secretário, Osvaldo Coli, com nove (9) votos e para 2º Secretário: Octávio da Rós, com oito (8) votos; João Batista Dalla Vecchia com um (1) voto; Orestes Ferrari, com um (1) voto e Generoso Bimonti, com um (1) voto.

Em face do resultado, proclamou o MM. Juiz eleitos os vereadores:Para Presidente, Pedro Garavello, para 1º (primeiro) secretário, Osvaldo Coli e para 2º (segundo) Secretário, Octávio da Rós. Em seguida o MM. Juiz convidou o presidente eleito a assumir a presidência, afastando-se logo em seguida, do recinto dos trabalhos.

De tudo, para constar, lavrou-se a presente ata, manunscrita por mim, Osvaldo Coli, um dos secretários retro designados, e que vai devidamente assinada pelo MM. Juiz de Direito, pelos secretários e por todos os vereadores presentes ao ato, além de outras pessoas que compareceram.