sessao solene dia do professor 1

Salto, 14 de outubro de 2021

A Câmara da Estância Turística de Salto, na quarta-feira, dia 13, realizou Sessão Solene para comemorar o Dia do Professor. Neste ano, a homenageada foi Maria Damien Ignácio Pacheco, pelos relevantes serviços prestados à educação de nosso município.

Além do presidente da Casa de Leis, Cícero Landim, participaram da solenidade os vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Henrique Balseiros, Alessandro Dernival da Silva, Vinícius Saudino de Moraes e Gideon Tavares.

A cerimônia também foi prestigiada pelos parentes e amigos da homenageada; e ainda pelo prefeito de Salto, Laerte Sonsin; o vice-prefeito Edemilson Pereira dos Santos; a secretária de Educação, Anna Noronha; o secretário de Meio Ambiente, Oswaldo Dalla Vecchia; o presidente da ASLE (Academia Saltense de Letras), João Carlos Milioni; a dirigente regional de ensino, Josimarie Júlio; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Evelize Padovani Monteiro; o presidente da Associação Italiana Giuseppe Verdi, José Odair Peron; e o presidente da Associação dos Engenheiros de Salto, Caio César de Oliveira.

sessao solene dia do professor 5

sessao solene dia do professor 6

Além da homenageada, os professores presentes no público foram agraciados com botões de rosa entregues pelos vereadores. Durante os discursos das autoridades, foi ressaltada a importância dos professores para a sociedade. “Cabe também aos agentes políticos que representam a comunidade saltense trabalhar para que a educação melhore”, salientou o presidente do Poder Legislativo, Cícero Landim.

sessao solene dia do professor 4

Sobre a homenageada – Maria Damien Ignácio Pacheco nasceu em Salto. Trabalhou como professora por 37 anos, até a sua aposentadoria; tendo lecionado na Escola Estadual Professor Cláudio Ribeiro da Silva, onde atuou desde que ingressou de seu magistério.

Durante sua formação, Maria Damien também atuou como professora substituta na Escola Estadual Tancredo do Amaral. No ambiente escolar, Damien dedicou sua atenção à educação de crianças nas séries iniciais, buscando formas criativas de ensinar seus alunos. É professora aposentada, mas continua muito atuante como escritora, destacando o livro de sua autoria: “Um Dolce Ricordo” – História da Associação Italiana Giuseppe Verdi de Salto de 1903 a 2013. E, recentemente, lançou o livro infantil “Que bicho é esse? – Aventuras pelo curioso mundo animal”.

A senhora Damien também participou e venceu diversas vezes o concurso de poesia da TV TEM. E, ainda escreveu peças, poemas e histórias infantis; sendo uma das fundadoras da ASLE (Academia Saltense de Letras), na qual é titular da cadeira acadêmica número 15, que tem como patronesse Benedita de Rezende.

Confira na íntegra o vídeo da Solenidade:

TV WEB: https://bit.ly/30kwJZD

FACEBOOK: https://bit.ly/3lGQ1Rg